Atividades para a disciplina de
Tecnologias de Informação e Comunicação, 9.º ano
Introdução ao projeto TUTOR.hugof.pt
As atividades aqui propostas foram planificadas tendo como base as aprendizagens essenciais do ensino básico para esta disciplina — as aprendizagens essenciais para a disciplina de TIC podem ser consultadas em dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico
Apesar de se privilegiar o desenvolvimento de desafios, problemas ou projetos, esta página apresenta vários tipos de atividades. Estas propostas de atividades foram já implementadas, testadas e aperfeiçoadas em contexto letivo, com várias turmas deste ano escolar:
Ano letivo 2024-2025*
*: Materiais exclusivo para apoiantes (vê aqui como apoiar também este projeto):
- Sumários
- Mapa de aprendizagens Essenciais
- Reflexões Pontuais
- Listas de Verificação
- 9a – Introdução à disciplina 🗺️🎬ABC
- 9b1 – Introdução às Tecnologias Emergentes 🗺️AC
- 9b2 – Introdução às Tecnologias Emergentes: pesquisas online 🗺️💡ABC
- 9b3 – Introdução às Tecnologias Emergentes: investigação online e síntese 💡 (3 a 4 aulas)🎬ABC
- 9b4 – Introdução às Tecnologias Emergentes: consolidação 🗺️ABCD
- 9c – Realidade Virtual com o CoSpaces 🗺️🎬AD
- 9d – Realidade Aumentada 🗺️AD
- 9e1 – Introdução à Inteligência Artificial🗺️AD
- 9e2 – Machine Learning: os modelos de I.A. e a importância do conjunto de treino🗺️AD
- 9e3 v1 – Modelos de inteligência artificial: avatar animado com voz (DAC) 💡 (2 aulas)🎬AD
- 9e3 v2 – Modelos de inteligência artificial: avatar animado com voz🗺️💡AD
- 9f – Factcheck e Pesquisas de Imagens 💡✅ (2 aulas)🎬ABD
- 9g1 – Introdução à folha de cálculo 🗺️🎧🎬BD
- 9g2a – Representação de dados e estatística 🗺️💡 🎧 (2 a 3 aulas)🎬BD
- 9g2b – Articulação Curricular com Matemática: orçamento mensal (e anual), projeto “Todos Contam”💡🎧🎬D
- 9g2c – Articulação Curricular com CN: Representação de dados e estatística associados ao valor energético dos alimentos💡🎧🎬D
- 9g3b – Representação de dados e estatística 🗺️💡 (2 a 3 aulas)🎧🎬D
- 9h1 – Segurança nos dispositivos móveis 💡 (2 aulas)🎧🎬ABC
- 9h2 – Análise e gestão da recolha de dados por apps móveis: introdução 💡 (2 aulas)🎧🎬ABCD
- 9h3 – Análise e gestão da recolha de dados por apps móveis: revisões 🗺️🎧A
- 9h4 – Análise e gestão da recolha de dados por apps móveis: avaliação ✅🎧A
- 9i – (re)Introdução ao pseudocódigo e ao pensamento lógico (computacional) 🗺️🎬AD
- 9j1 – Introdução à programação de dispositivos móveis 💡 (3 a 4 aulas)🎬🎧AD
- 9j2 – Acessibilidade de conteúdos e plataformas digitais 🗺️🎬AD
- 9k – Projeto Final 💡🎬🎧ABCD
- 9z – Autoavaliação🎬
Legenda:
- 🎬: atividades com vídeos explicativos, orientadores, tutoriais em vídeo ou vídeos passo a passo que poderão ser disponibilizados aos alunos;
- 🗺️: atividades orientadas, para avaliação formativa, associadas a quizzes para verificação de conhecimentos;
- ️💡: atividades autónomas | projetos, de avaliação de capacidades, com valor classificatório;
- 🎧: atividade onde será necessária a utilização de auscultadores individuais;
- ✅: materiais de aferição ou classificação, como provas de avaliação individual, apresentações, entrevistas, questionários ou questões-aula;
- 🏆: atividades autónomas facultativas (não obrigatórias), de aprofundamento ou exploração, que garantem “pontos extra” se forem realizadas;
- : atividades com recurso ao manual TecnIC;
- PES: atividades com enquadramento no Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde.
Mais informações em dge.mec.pt/programa-de-apoio-promocao-e-educacao-para-saude - DAC: atividade sobre um domínio de articulação curricular, ou com articulação interdisciplinar.
- Aprendizagens Essenciais proporcionadas nas atividades:
- A: Segurança, Responsabilidade e Respeito em Ambientes Digitais
- B: Investigar e Pesquisar
- C: Comunicar e Colaborar
- D: Criar e Inovar
Subscreve este sítio Web para receberes todas as novidades
Ano letivo 2023-2024
- Reflexões Pontuais
- 900 – Introdução à disciplina ⚗️
- 901 – Segurança nos dispositivos móveis 💡 (2 aulas)
- 902 – Análise e gestão da recolha de dados por apps móveis 💡 (2 aulas)
- 903 – Construção de sítios da Web: Portefólio Digital 💡
- 904 – (re)Introdução ao pseudocódigo e ao pensamento lógico (computacional) ⚗️
- 905 – Introdução à programação de dispositivos móveis 💡 (3 a 4 aulas)
- 906.a – Tecnologias Emergentes & Pesquisas Online 💡 (2 a 3 aulas)
- 906.b – Introdução às Tecnologias Emergentes: apresentação 💡 (2 aulas)
- 907 – Modelos de inteligência artificial: avatar animado com voz (DAC) 💡 (2 aulas)
- 908 – Factcheck e Pesquisas de Imagens 💡 (2 aulas)
- 909 – Introdução à folha de cálculo ⚗️
- 910 – Representação de dados e estatística, 1.ª parte ⚗️
- 911 – Representação de dados e estatística, 2.ª parte ⚗️ (2 aulas)
- 912 – Projeto Final 💡
- 999 – Autoavaliação
- DAC 50 anos do 25 de abril
Mais novidades em breve. ⌛ Subscreve este sítio Web!
Legenda
- ⚗️: aula com atividades orientadas.
- ️💡: aula com atividades autónomas, com valor classificatório.
- ⭐: atividades não obrigatórias, mas que garantem “pontos extra” se forem realizadas.
- PES: atividades com enquadramento no projeto de Promoção e Educação para a Saúde
- : atividades com recurso ao manual TecnIC
Ano letivo 2022-2023
- Reflexões Pontuais
- 900 – Introdução à disciplina
- 901 – O Google Workspace, o Canva e outras ferramentas
- 902 – A segurança básica nos dispositivos móveis, as redes sem fios públicas ou de acesso livre e o phishing (PES)
- 903 – Análise e gestão da recolha de dados por apps móveis (PES)
- 904 – (re)Introdução ao pseudocódigo e ao pensamento lógico (computacional)
- 905 – Introdução à programação de dispositivos móveis
- 906 – Revisões + Avaliação: Segurança nos Dispositivos Móveis
- 907.a – Tecnologias Emergentes & Pesquisas Online
- 907.b – Introdução às Tecnologias Emergentes: apresentação
- 908 – Modelos de inteligência artificial: avatar animado com voz
- 909 – Armazenamento e gestão de ficheiros online
- 910 – Factcheck e Pesquisas de Imagens
- 911 – Introdução à folha de cálculo
- 912 – Representação de dados e estatística, 1.ª parte
- 915 – Representação de dados e estatística, 2.ª parte
- 916 – Projeto Final
- 999 – Autoavaliação
Ano letivo 2021-2022
Introdução às ferramentas online Google Workspace (Google Suite)
Segurança, Responsabilidade e Respeito em Ambientes Digitais + Criar e Inovar + Investigar e Pesquisar + Comunicar e Colaborar
- Reflexões Pontuais
- Tecnologias Emergentes
- Segurança e Cyberbullying
Criar e Inovar + Investigar e Pesquisar + Comunicar e Colaborar
- Edição de vídeo
- Sítios Web (Google Sites)
- Folha de cálculo (Google Sheets)
- Introdução à folha de cálculo
- Representação de dados e estatística, 1.ª parte
- Articulação Curricular com Matemática: orçamento mensal (e anual), projeto “Todos Contam”
- Articulação Curricular com CN: Representação de dados e estatística associados ao valor energético dos alimentos
- Representação de dados e estatística, 2.ª parte
- Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis
*Página em desenvolvimento
Subscreve para receberes as novidades no e-mail
TIC5 • TIC6 • TIC7 • TIC8 • TIC9 • TIC E@D
G Docs • G Sites • Inkscape • GIMP • Tinkercad • Audacity • micro:bit • Scratch • App Inventor 2
Publicidade