Atividades para a disciplina de
Tecnologias de Informação e Comunicação, 7.º ano
Introdução ao projeto TUTOR.hugof.pt
As atividades aqui propostas foram planificadas tendo como base as aprendizagens essenciais do ensino básico para esta disciplina — as aprendizagens essenciais para a disciplina de TIC podem ser consultadas em dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico
Apesar de se privilegiar o desenvolvimento de desafios, problemas ou projetos, esta página apresenta vários tipos de atividades. Estas propostas de atividades foram já implementadas, testadas e aperfeiçoadas em contexto letivo, com várias turmas deste ano escolar:
Ano letivo 2024-2025*
*: Materiais exclusivo para apoiantes (vê aqui como apoiar também este projeto):
- Sumários (copiar)
- Mapa de aprendizagens Essenciais (copiar)
- Reflexões Pontuais (copiar)
- Listas de Verificação (copiar)
- 7a – Introdução à disciplina 🗺️🎬AB
- 7b – Segurança no PC e no browser 🗺️💡🎬 (2 aulas) ABC
- 7c1🗺️ – Os direitos de autor (2 aulas) 🎬ABCD
- 7c2💡 – Cartaz “Direitos de Autor” (2 aulas) ABCD
- 7d1 – Boas práticas na instalação de software 🗺️🎬A
- 7d2 – Pesquisa, análise, e obtenção de aplicações digitais (2 a 3 aulas)🗺️💡🎬ABCD
- 7d3 – Instalação e remoção de software 🗺️💡🎬ABCD
- 7d4 – Produção de um cartaz sobre a instalação de software 💡ABCD
- 7e – Aplicações portáteis (2 aulas) 🗺️💡ABCD
- 7f – Uso inapropriado de dados pessoais: imagem; som; vídeo. (PES)🗺️🎬ABCD
- 7g – Imagens pessoais online e o cyberbullying (PES)🗺️✅🎬AB
- 7h1 – Fake News, ou Desinformação: ferramentas e plataformas 🗺️✅AB
- 7h2 – Desinformação e confirmação (constatação) de factos💡🎬ABC
- 7i1 – Introdução à edição de imagens mapas de bits com o GIMP 🗺️🎬🎧 (1 a 2 aulas) AD
- 7i2 – Edição de imagens mapas de bits com o GIMP 🗺️💡🎬 (2 aulas) AD
- 7j – Introdução à edição de imagem vetorial com Inkscape 🗺️💡🎬🎧 (3 aulas) AD
- 7k – Criar projetos digitais 3D através do Tinkercad🗺️💡🎬🎧AD
- 7l – Edição de áudio com o Audacity🗺️💡🎬🎧AD
- 7m – Introdução à edição de vídeo (2 a 3 aulas) 🗺️💡🎬ABD
- 7n – Projeto Final 💡🎬 (3 a 5 aulas) ABCD
- 7z – Autoavaliação
- DAC Foguetões – Edição de imagem vetorial (DAC com FQ)💡🎬🎧
- DAC 50 anos do 25 de abril
Legenda:
- 🎬: atividades com vídeos explicativos, orientadores, tutoriais em vídeo ou vídeos passo a passo que poderão ser disponibilizados aos alunos;
- 🗺️: atividades orientadas, para avaliação formativa, associadas a quizzes para verificação de conhecimentos;
- ️💡: atividades autónomas | projetos, de avaliação de capacidades, com valor classificatório;
- 🎧: atividade onde será necessária a utilização de auscultadores individuais;
- ✅: materiais de aferição ou classificação, como provas de avaliação individual, apresentações, entrevistas, questionários ou questões-aula;
- 🏆: atividades autónomas facultativas (não obrigatórias), de aprofundamento ou exploração, que garantem “pontos extra” se forem realizadas;
- : atividades com recurso ao manual TecnIC;
- PES: atividades com enquadramento no Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde.
Mais informações em dge.mec.pt/programa-de-apoio-promocao-e-educacao-para-saude - DAC: atividade sobre um domínio de articulação curricular, ou com articulação interdisciplinar.
- Aprendizagens Essenciais proporcionadas nas atividades:
- A: Segurança, Responsabilidade e Respeito em Ambientes Digitais
- B: Investigar e Pesquisar
- C: Comunicar e Colaborar
- D: Criar e Inovar
Subscreve este sítio Web para receberes todas as novidades. 📧
Ano letivo 2023-2024
- Reflexões Pontuais
- 700 – Introdução à disciplina ⚗️
- 701 – Segurança no PC e no browser ⚗️💡 (2 aulas)
- 702 – Os direitos de autor ⚗️ (2 aulas)
- 703 – Instalação de software: onde obter aplicações ⚗️
- 704 – Investigar e Pesquisar: aplicações de edição multimédia (2 aulas)⚗️
- 705 – Instalação e remoção de software ⚗️💡
- 706.a – Introdução à edição de imagens mapas de bits com o GIMP ⚗️(2 aulas)
- 706.b – Edição de imagens mapas de bits com o GIMP 💡(2 aulas)
- 707 – Introdução à edição de imagem vetorial com Inkscape ⚗️💡(2 aulas)
- Edição de imagem vetorial (DAC com FQ) com exemplo de produtos dos alunos
- 708 – Criar projetos digitais 3D através do Tinkercad⚗️💡
- 709 – Edição de áudio com o Audacity⚗️💡
- 710 – Introdução à edição de vídeo (2 a 3 aulas)⚗️💡
- 711 – Uso inapropriado de dados pessoais (PES)⚗️
- 712 – Imagens pessoais e o cyberbullying (PES)💡
- (antecipação 713) – Fake News, ou Desinformação
- 713 – Desinformação e confirmação (constatação) de factos💡
- 714 – Projeto Final 💡(2 a 3 aulas)
- 799 – Autoavaliação
- DAC 50 anos do 25 de abril
Mais novidades em breve. ⌛ Subscreve este sítio Web!
Legenda:
- ⚗️: aula com atividades orientadas.
- ️💡: aula com atividades autónomas, com valor classificatório.
- ⭐: atividades não obrigatórias, mas que garantem “pontos extra” se forem realizadas.
- : atividades com recurso ao manual TecnIC
- PES: atividades com enquadramento no projeto de Promoção e Educação para a Saúde
Ano letivo 2022-2023
- Reflexões Pontuais
- 700 – Introdução à disciplina
- 701 – O Google Workspace, o Canva e outras ferramentas
- 702 – Segurança no PC e no browser
- 703 – Transferência e instalação de software disponível online
- 704.a – Introdução à edição de imagens mapas de bits com GIMP
- 704.b – Edição de imagens mapas de bits com GIMP
- 705 – Introdução à edição de imagem vetorial com Inkscape
- 706 – Criar projetos digitais 3D através do Tinkercad
- 707 – Edição de áudio (Audacity)
- 708 – Introdução à edição de vídeo
- 709 – Uso inapropriado de dados pessoais (PES)
- 710 – Imagens pessoais e o cyberbullying (PES)
- 711 – Desinformação e confirmação (constatação) de factos
- 712 – Projeto Final
- 799 – Autoavaliação
Ano letivo 2021-2022
Introdução às ferramentas online G Suite
- Introdução à conta institucional
- Introdução aos documentos do G Suite (DOCS & SLIDES)
- Comunicação básica via e-mail
Segurança, Responsabilidade e Respeito em Ambientes Digitais + Criar e Inovar + Investigar e Pesquisar + Comunicar e Colaborar
- Reflexões Pontuais
- Segurança e privacidade online
- Segurança nos navegadores de páginas da Web
- Imagens pessoais e o cyberbullying
- O uso inapropriado de imagens e o Cyberbullying
- A Privacidade Online e a Pegada Digital
- Mensagens manipuladas ou falsas (fakes)
- Fakes e Deepfakes: Consolidação e Avaliação
- Uso (in)apropriado de dados pessoais
- Uso (in)apropriado de imagens, de sons e de vídeos – 2 de 2
- Gestão de software e de contas de utilizadores
- Instalação de software: boas práticas (1.ª parte) – registos e reflexão
- Instalação de software: boas práticas (2.ª parte) – procedimentos
- Instalação de software: boas práticas (3.ª parte) – consolidação
Criar e Inovar + Investigar e Pesquisar + Comunicar e Colaborar
- Iniciativa “Hora do Código”
- Edição Multimédia
Metas curriculares
- (Re)Introdução à ergonomia com as TIC (reflexão e investigação)
- Os grandes marcos das TIC (+ Investigar e Pesquisar) – 1.ª parte
- Os grandes marcos das TIC (imagem digital com o Inkscape) – 2.ª parte
- As TIC na Sociedade e no Quotidiano (introdução ao trab. colaborativo)
*Página em desenvolvimento
Subscreve as novidades para receberes as novidades no e-mail
TIC5 • TIC6 • TIC7 • TIC8 • TIC9 • TIC E@D
G Docs • G Sites • Inkscape • GIMP • Tinkercad • Audacity • micro:bit • Scratch • App Inventor 2
Publicidade