910 – Factcheck e Pesquisas de Imagens
As várias imagens em anexo a este trabalho poderão ser verdadeiras ou falsas (geradas com modelos de inteligência artificial?).
- Investiga através dos motores de pesquisa online e páginas especializadas em constatação de factos (fact checking) – transfere as imagens apresentadas no formulário forms.gle/Gf7EDK7EZDt3MzFe7 e guarda-as no computador + utiliza a funcionalidade Google Lens ou outra das seguintes plataformas para classificar as várias imagens:
– Tineye
– Google.pt (youtu.be/RoC9n8MyXbs)
– Bing
– Polígrafo, SAPO (porque existem assuntos que são mais facilmente descobertos neste sítio, quando se pesquisa com texto)
– Fact-check, Observador - Classifica as imagens através do preenchimento do formulário em forms.gle/Gf7EDK7EZDt3MzFe7
(Prof: criar uma cópia do formulário através do link docs.google.com/forms/d/1Fim_fUzeBcj4TE0HmeBjGuc1OrLuR3rKlbLz9k-Zdrg/copy) - Indica a contextualização das várias imagens através do preenchimento do documento individual localizado em docs.google.com/spreadsheets/d/1ouFePF3WpoQjiYvGNKnXWNBYyoGwDVmHKJy3Ua7sjcc
(Prof.: cada aluno deverá criar uma cópia deste documento)
Critérios de avaliação
- Segurança, Responsabilidade e Respeito em Ambientes Digitais
Ter consciência do impacto das tecnologias emergentes (por exemplo: realidade virtual, realidade aumentada e inteligência artificial) na sociedade e no dia a dia. - Investigar e Pesquisar
Planificar estratégias de investigação e de pesquisa a realizar online.
Mais atividades de TIC
TIC5 • TIC6 • TIC7 • TIC8 • TIC9 • TIC E@D
G Docs • G Sites • Inkscape • GIMP • Tinkercad • Audacity • micro:bit • Scratch • App Inventor 2
Subscreve para receberes as novidades no e-mail 📧
Publicidade