Vídeo explicativo da atividade (exclusivo apoiantes) – o vídeo pode ficar disponível para os alunos:
drive.google.com/file/d/1LuWS6TM1ROLP2aAOeq2E18XJnhsFUWF4
Factcheck e Pesquisas de Imagens
As várias imagens em anexo a este trabalho poderão ser verdadeiras ou falsas (geradas com modelos de inteligência artificial?).
(Imagens disponíveis aqui.)
- Utiliza motores de pesquisa online e páginas especializadas em constatação de factos (fact checking) para determinar quais das imagens foram geradas por modelos de IA – transfere as imagens apresentadas no formulário forms.gle/uTWjesV1ypFSGq5g7 (copiar o documento aqui — exclusivo apoiantes) e guarda-as no computador + utiliza a funcionalidade Google Lens ou outra das seguintes plataformas para classificar as várias imagens:
– Tineye
– Google.pt (youtu.be/RoC9n8MyXbs)
– Bing
– Polígrafo, SAPO (porque existem assuntos que são mais facilmente descobertos neste sítio, quando se pesquisa com texto)
– Fact-check, Observador
. - Classifica as imagens através do preenchimento do formulário em forms.gle/uTWjesV1ypFSGq5g7 (copiar o documento aqui — exclusivo apoiantes)
. - Indica a contextualização das várias imagens através do preenchimento do documento individual localizado em docs.google.com/spreadsheets/d/1IUEGgdzwSQZigOGUbr8tvjmJTM158wkvkZqFHDssnAE (copiar o documento aqui — exclusivo apoiantes)
(Cada aluno deverá criar uma cópia deste documento via Classroom)
Critérios de avaliação
- Segurança, Responsabilidade e Respeito em Ambientes Digitais
Ter consciência do impacto das tecnologias emergentes (por exemplo: realidade virtual, realidade aumentada e inteligência artificial) na sociedade e no dia a dia. - Investigar e Pesquisar
Planificar estratégias de investigação e de pesquisa a realizar online.
Mais atividades de TIC
TIC5 • TIC6 • TIC7 • TIC8 • TIC9 • TIC E@D
G Docs • G Sites • Inkscape • GIMP • Tinkercad • Audacity • micro:bit • Scratch • App Inventor 2
Subscreve para receberes as novidades no e-mail
Publicidade