Questões Frequentes

  1. Como faço para obter o Google Meet?
    O Google Meet faz parte dos serviços de contas do Google Suite, gratuito para escolas: edu.google.com/intl/pt-BR/products/gsuite-for-education/
  2. Enviei convites para uma reunião, mas não recebi nenhuma informação. Como acedo à minha reunião?
    R.: As reuniões marcadas e agendadas ficam registadas em https://calendar.google.com/ onde é possível alterar detalhes das reuniões, enviar mais convites e até aceder à sala de controlo da reunião.
  3. A reunião vai repetir-se. Tenho de criar uma nova reunião / um novo link?
    Não é necessário criar um novo link. O link da primeira reunião pode ser reutilizado, mas tem validade – ler o tópico sobre a validade do link já a seguir, nesta página.
  4. Qual é a validade do link (ou ligação) da minha reunião?
    R.: Segundo a própria Google, as reuniões têm um prazo de 90 dias desde a última utilização – support.google.com/meet/thread/35469356?hl=en.
  5. Não tenho Gmail. Consigo entrar e participar na reunião mesmo sem conta Google?
    Não. Deixou de ser possível entrar numa reunião do Google Meet sem conta Google desde julho de 2020: workspaceupdates.googleblog.com/2020/07/anonymous-users-will-be-blocked-from.html Mas, como indica esta notícia, o administrador pode sempre pedir uma exceção.
  6. Qual é o limite de participantes no Google Meet?
    Depende do plano do GSuite da escola – ver os planos em apps.google.com/meet/pricing
  7. O meu microfone não funciona ou desliga-se só em reuniões do Google Meet, porquê?
    Provavelmente o problema estará nas permissões de acesso ao microfone – confira aqui esses detalhes:
    tutor.hugof.pt/definicoes-de-audio-do-windows-10-chrome-e-firefox
  8. É possível ver os participantes em grelha (mosaico) na aplicação do Meet para tablet ou telemóvel?
    Para já (5-fev-2021) não é possível. Mas, pode abrir um navegador de páginas Web, aceder ao website https://meet.google.com, pedir a versão do website para computador e poderá então ter acesso à versão Web do Google Meet, como acontece num PC, com todas as funcionalidades à disposição.
  9. Como poderei criar salas de escape (ou saída, breakout rooms) no Google Meet?
    Se o pacote contratado à Google não contemplar esta funcionalidade, pode criar novas reuniões no Meet, no mesmo número dos grupos que quer criar, e, em cada uma das reuniões, convidar os alunos do respetivo grupo.
  10. Se um convidado iniciar a gravação da reunião, o anfitrião tem acesso ao ficheiro de vídeo?
    Sim. Se isso acontecer, o ficheiro da gravação é guardado na pasta “Meet Recordings” do anfitrião e também na mesma pasta do convidado que iniciou a gravação. Ou seja, se nada mais for feito, tanto o anfitrião como o convidado que deu instrução de gravação podem ver e transferir o vídeo. Porém, o proprietário desse ficheiro de vídeo é o anfitrião da reunião, e só o anfitrião pode eliminar ou alterar o acesso/visibilidade do vídeo.

Ainda com dúvidas?
Comente esta página (ver mais em baixo). 😉 Tentarei dar resposta!