Combater o Cyberbullying

Domínios + AE: Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

Segurança, Responsabilidade e Respeito em Ambientes Digitais
– Adotar práticas seguras de utilização das ferramentas digitais e na navegação na Internet.

Investigar e Pesquisar (todos)

Colaborar e Comunicar
– Apresentar e partilhar os produtos desenvolvidos utilizando meios digitais de comunicação e colaboração de forma segura, adequando a formalidade da linguagem ao contexto.

Criar e Inovar
– Produzir, modificar e gerir artefactos digitais criativos, de forma autónoma e responsável, e de acordo com os projetos desenhados

Atividades

A.
Visita dois sítios da Web (vê a lista) e analisa os conteúdos:
– https://www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt
– https://expresso.pt/sociedade/2019-10-20-Ministerio-da-Educacao-lanca-plano-de-combate-ao-bullying-nas-escolas
– https://life.dn.pt/bullying-e-se-fosse-consigo/comportamento/353129
– https://expresso.pt/pesquisa?q=cyberbullying
– https://pplware.sapo.pt/resultados-da-pesquisa/?q=cyberbullying
– https://pplware.sapo.pt/informacao/menina-de-15-anos-suicida-se-por-sofrer-de-cyberbullying

B.
Obtém os endereços e as capturas de ecrã das páginas Web de várias redes sociais online de apoio à denúncia de abusos, como o Cyberbullying (ou outras formas de aproximação abusiva) – que chave de pesquisa utilizar?
NOTA: podes criar uma apresentação digital ou um documento, com um diapositivo ou página por rede social / captura de imagem e endereço (URL), acompanhados de títulos adequados.

C.
– Inicia um navegador de páginas Web e acede a um motor de pesquisa.
– Pesquisa apenas notícias sobre cyberbullying em sítios portugueses (tutor.hugof.pt/pesquisas-obter-websites-de-portugal-apenas).
– Por palavras tuas, indica as medidas que podem ser tomadas para evitar este problema!
NOTA: utiliza o Google Keep (https://keep.google.com) para registares as tuas notas e partilha-as com o professor.

D.
Cria uma animação na aplicação de apresentações digitais:
– Um diapositivo com uma imagem de fundo, associada ao cyberbullying;
– Balões de diálogo com conselhos sobre o que fazer ou não fazer online;
– Animação automaticamente sincronizada – vê o exemplo em anexo;
– Ou, caso tenhas OUTRA IDEIA, conversa com o teu professor. 😉
Caso necessites, vê o tutorial:
tutor.hugof.pt/google-slides-publicar-uma-apresentacao-digital-animada

Mais atividades de TIC em:


Publicidade