Reflexões sobre as Tecnologias Emergentes

Versão n.º 2, 2021-2022

Domínios
– Segurança, Responsabilidade e Respeito em Ambientes Digitais

AE: Conhecimentos, Capacidades e Atitudes
– Ter consciência do impacto das tecnologias emergentes (por exemplo: realidade virtual, realidade aumentada e inteligência artificial) na sociedade e no dia a dia

AULA 1

A. Pesquisa
1
. Escolhe um tema:
– Mario Kart (publicada em pplware.sapo.pt e em tek.sapo.pt, em outubro de 2020  )
– Telegram (publicada em visao.sapo.pt em outubro de 2020  )
– Supercomputador (publicada em pplware.sapo.pt em outubro de 2020)
– Drone IA (publicada em pplware.sapo.pt, em setembro de 2021)
– Supercomputador (publicada em pplware.sapo.pt, em setembro de 2020)

2. Tratando-se de notícias, filtra o resultado por datas e descobre o website original.
NOTA: tratam-se de websites de Portugal (domínio “.pt”)

3Cria um documento/apresentação como resposta a este trabalho com uma captura (“Print Screen”) do resultado da tua pesquisa.

B. Reflexão
1
Analisa bem o artigo da notícia escolhida.

2Reflete sobre a importância e o impacto das tecnologias: cria uma frase indicando se a tecnologia foi bem ou mal aplicada.

3Coloca a tua frase na apresentação da tua turma em anexo – procura uma área disponível.

4. Coloca uma pequena estrela em redor da frase que mais te agradar (excetuando a tua frase). ⭐

AULA 2

De que forma as tecnologias emergentes influenciam ou irão influenciar a vida humana?… 🤔

1. Lê o texto e vê o vídeo da seguinte notícia:

COVID-19: Supercomputador mostra como a humidade do ar prejudica a propagação do vírus

2. Cria uma frase capaz de responder às seguintes questões sobre o artigo noticioso:
– Que equipamento das TIC é referido? Qual é o seu nome?
– Para que foi usado esse equipamento?

3. Descobre para serve esse tipo de equipamentos – cria uma nova frase.

4. Averigua se existe algum desses equipamentos em Portugal e apresenta os URLs dessas evidências.

EXTRA! 🥇
Responde à reflexão localizada em https://classroom.google.com/c/MzQ0NzMyNTkyMDk5/p/NDIyNDU4NDY3MTgw/details

Mais atividades de TIC em:


Publicidade