Reflexões sobre as Tecnologias Emergentes
Versão n.º 2, 2021-2022
Domínios
– Segurança, Responsabilidade e Respeito em Ambientes Digitais
AE: Conhecimentos, Capacidades e Atitudes
– Ter consciência do impacto das tecnologias emergentes (por exemplo: realidade virtual, realidade aumentada e inteligência artificial) na sociedade e no dia a dia
AULA 1
A. Pesquisa
1. Escolhe um tema:
– Mario Kart (publicada em pplware.sapo.pt e em tek.sapo.pt, em outubro de 2020 )
– Telegram (publicada em visao.sapo.pt em outubro de 2020 )
– Supercomputador (publicada em pplware.sapo.pt em outubro de 2020)
– Drone IA (publicada em pplware.sapo.pt, em setembro de 2021)
– Supercomputador (publicada em pplware.sapo.pt, em setembro de 2020)
2. Tratando-se de notícias, filtra o resultado por datas e descobre o website original.
NOTA: tratam-se de websites de Portugal (domínio “.pt”)
3. Cria um documento/apresentação como resposta a este trabalho com uma captura (“Print Screen”) do resultado da tua pesquisa.
B. Reflexão
1. Analisa bem o artigo da notícia escolhida.
2. Reflete sobre a importância e o impacto das tecnologias: cria uma frase indicando se a tecnologia foi bem ou mal aplicada.
3. Coloca a tua frase na apresentação da tua turma em anexo – procura uma área disponível.
4. Coloca uma pequena estrela em redor da frase que mais te agradar (excetuando a tua frase). ⭐
AULA 2
De que forma as tecnologias emergentes influenciam ou irão influenciar a vida humana?… 🤔
1. Lê o texto e vê o vídeo da seguinte notícia:
COVID-19: Supercomputador mostra como a humidade do ar prejudica a propagação do vírus
2. Cria uma frase capaz de responder às seguintes questões sobre o artigo noticioso:
– Que equipamento das TIC é referido? Qual é o seu nome?
– Para que foi usado esse equipamento?
3. Descobre para serve esse tipo de equipamentos – cria uma nova frase.
4. Averigua se existe algum desses equipamentos em Portugal e apresenta os URLs dessas evidências.
EXTRA! 🥇
Responde à reflexão localizada em https://classroom.google.com/c/MzQ0NzMyNTkyMDk5/p/NDIyNDU4NDY3MTgw/details
Mais atividades de TIC em:
Publicidade