Em 25 de abril de 2024, Portugal irá assinalar e celebrar os 50 anos da revolução do 25 de abril de 1974.
Os professores da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) poderão convidar os alunos a produzir um cartaz digital numa aplicação de desenho digital, como o Desenhos ou o Slides da Google:
- Exemplo 1, com cores inspiradas no grafismo do antigo regime nazi.
docs.google.com/drawings/d/1reip8SqGOstHNtjlw7YMCvj2uEYQXLRQya7_Nimy95Q- Os apoiantes deste projeto poderão criar uma cópia do documento aqui.
- Os apoiantes deste projeto poderão criar uma cópia do documento aqui.
- Exemplo 2, com cores inspiradas no cravo, o símbolo desta revolução.
docs.google.com/drawings/d/1azD8ZI7_j9xlXPqlWHQtTb4O1ZfNrieQ-1VG2RstPCo- Os apoiantes deste projeto poderão criar uma cópia do documento aqui.
O Desenhos é uma aplicação do Google Workspace que permite criar e combinar formas gráficas com imagens, emojis e texto.
- Um dos objetivos desta atividade é a exploração das funcionalidades destas ferramentas: inserção e formatação de formas; formatação de texto.
Se os alunos preferirem, poderão utilizar o Google Slides para o mesmo objetivo, com a vantagem de poder atribuir animação aos elementos gráficos.
- Este vídeo explica como fazer para animar os elementos de uma apresentação:
tutor.hugof.pt/google-slides-publicar-uma-apresentacao-digital-animada/
Como contextualização, no início da aula, o professor poderá dar a conhecer algumas das regras e das vivências da época que antecedeu esta revolução, dando a ouvir um dos podcasts do programa #NãoPodias da Antena 3.
Caso os alunos não tenham muita criatividade, poderão produzir cartazes semelhantes aos exemplos, ou realizar pesquisas sobre o 25 de abril para a sua inspiração.
Outro dos objetivos desta atividade é incentivar os alunos a estimularem a sua imaginação e a exercitarem o sentido de estética. Neste sentido, poderá ser estabelecida articulação com as disciplina de Português, EV, ET, História, Cidadania, etc.
Bom trabalho! 😉