Atividades para a disciplina de
Tecnologias de Informação e Comunicação, 5.º ano
Introdução ao projeto TUTOR.hugof.pt
As atividades aqui propostas foram planificadas tendo como base as aprendizagens essenciais do ensino básico para esta disciplina — as aprendizagens essenciais para a disciplina de TIC podem ser consultadas em dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico
Apesar de se privilegiar o desenvolvimento de desafios, problemas ou projetos, esta página apresenta vários tipos de atividades. Estas propostas de atividades foram já implementadas, testadas e aperfeiçoadas em contexto letivo, com várias turmas deste ano escolar:
Exclusivo para apoiantes
Versão 4, 2024-2025*
*: Materiais exclusivo para apoiantes (vê aqui como apoiar também este projeto):
- Sumários (copiar)
- Mapa de aprendizagens Essenciais (copiar)
- Reflexões Pontuais (copiar)
- Listas de Verificação (copiar)
- 5a 🗺️ – Introdução à disciplina (3 aulas) 🎬ABD
- 5b 🗺️ – Introdução à conta digital da escola (2 a 3 aulas) 🎬ABCD
- 5c 💡 – O Impacto das TIC (2 a 3 aulas) 🎬AD
- 5d v1 🗺️ – Equipamentos e sistemas operativos (2 a 3 aulas) 🎬ABD
- 5d v2 🗺️ – Equipamentos: periféricos e componentes (4 a 5 aulas) 🎬ABCD
- 5e 💡 – Mensagem com a autoavaliação 🎬C
- 5f1 🗺️ – Ergonomia com as TIC (2 aulas) 🎬ABCD
- 5f2 💡 – Ergonomia com as TIC 🎬 ABCD
- 5f3 ✅ – Avaliação: Ergonomia com as TIC A
- 5g v1, com Slides 🗺️ – Cuidados e manutenção com os equipamentos eletrónicos 🎬 AD
- 5g v2, com Docs 🗺️ – Cuidados e manutenção com os equipamentos eletrónicos 🎬 AD
- 5h1 🗺️ – Sistemas operativos com interface gráfica 🎬 AD
- 5h2 ✅ – Avaliação: sistemas operativos com interface gráfica AD
- 5i 🗺️ – A Internet e a Web 🎬ABCD
- 5j 🗺️ – Browser, o navegador de páginas Web e os marcadores 🎬ABCD
- 5k 🗺️ – Atualização de software (PES) 🎬 AD
- 5l 🗺️ – O Cyberbullying e as Palavras-Passe Fortes (PES) 🎬AD
- 5m 🗺️💡 – Pesquisa de locais na Internet, com o Google Maps (DAC com Inglês) ABCD
- 5n 🗺️ – Direitos de autor e o registo de fontes 🎬ABCD
- 5o ✅ – Revisões e avaliação: palavras-passe; pesquisas online; direitos de autor AB
- 5p 🗺️ – Introdução ao algoritmo, ao pseudocódigo e ao pensamento computacional 🎬AD
- 5q 🗺️🎧💡 – Introdução aos ambientes de programação com blocos (entre 2 e 5 aulas) 🎬AD
- 5r 🗺️ – Hora do Código 🎬D
- 5s 💡 – Divulgação “Projeto Escola Electrão” ABCD
- 5z – Autoavaliação 🎬
- Jogos com o teclado!⌨️🕹️⚡😁
Legenda:
- 🎬: atividades com vídeos explicativos, orientadores, tutoriais em vídeo ou vídeos passo a passo que poderão ser disponibilizados aos alunos;
- 🗺️: atividades orientadas, para avaliação formativa, associadas a quizzes para verificação de conhecimentos;
- ️💡: atividades autónomas | projetos, de avaliação de capacidades, com valor classificatório;
- 🎧: atividade onde será necessária a utilização de auscultadores individuais;
- ✅: materiais de aferição ou classificação, como provas de avaliação individual, apresentações, entrevistas, questionários ou questões-aula;
- 🏆: atividades autónomas facultativas (não obrigatórias), de aprofundamento ou exploração, que garantem “pontos extra” se forem realizadas;
: atividades com recurso ao manual TecnIC;
- PES: atividades com enquadramento no Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde.
Mais informações em dge.mec.pt/programa-de-apoio-promocao-e-educacao-para-saude - DAC: atividade sobre um domínio de articulação curricular, ou com articulação interdisciplinar.
- Aprendizagens Essenciais proporcionadas nas atividades:
- A: Segurança, Responsabilidade e Respeito em Ambientes Digitais
- B: Investigar e Pesquisar
- C: Comunicar e Colaborar
- D: Criar e Inovar
Acesso livre
Versão 3, 2023-2024
- 500 – Introdução à disciplina ⚗️(2 a 3 aulas)
- 501 – Introdução à conta digital da escola ⚗️(2 a 3 aulas)
- 502 – Equipamentos e sistemas operativos ⚗️(2 a 3 aulas)
- 503.a – Ergonomia com as TIC ⚗️(2 a 3 aulas)
- 503.b – Avaliação de Conhecimentos sobre Ergonomia 💡
- 504 – A Internet, a Web, o navegador e os motores de pesquisa online ⚗️(1 a 2 aulas)
- 505 – O navegador (de páginas) Web💡
- 506 – O Cyberbullying e as Palavras-Passe Fortes (PES)💡
- 507 – O Impacto das TIC 💡(2 a 3 aulas)
- 508 – Direitos de autor e o registo de fontes⚗️
- 509 – Introdução ao algoritmo, ao pseudocódigo e ao pensamento computacional⚗️
- 510 – Introdução aos ambientes de programação com blocos ⚗️💡(entre 2 e 5 aulas)
- 599 – Autoavaliação
- DAC 50 anos do 25 de abril
Mais novidades em breve. ⌛ Subscreve este sítio Web!
Legenda:
- ⚗️: aula com atividades orientadas.
- ️💡: aula com atividades autónomas, com valor classificatório.
- ⭐: atividades não obrigatórias, mas que garantem “pontos extra” se forem realizadas.
- PES: atividades com enquadramento no projeto de Promoção e Educação para a Saúde
Versão 2, 2022-2023
- 500 – Introdução à disciplina
- 501 – Introdução ao Google Workspace (conta digital da escola)
- 503 – Quiz “outubro, mês Europeu da Cibersegurança”
- 502 – Ergonomia com as TIC
- 504 – Avaliação de Conhecimentos sobre Ergonomia
- 505 – O impacto das TIC
- 506 – Equipamentos digitais e sistemas operativos
- 507 – O Cyberbullying e as Palavras Passe Fortes (PES)
- 508 – A Internet, a Web, o navegador e os motores de pesquisa online
- 509 – O navegador (de páginas) Web
- 510 – Direitos de autor e o registo de fontes
- 511 – Introdução ao algoritmo, ao pseudocódigo e ao pensamento computacional
- 512 – Introdução aos ambientes de programação gráfica
- 599 – Autoavaliação
Versão 1, 2021-2022
Introdução às ferramentas online G Suite
Segurança, Responsabilidade e Respeito em Ambientes Digitais
Investigar e Pesquisar
- Conhecer e utilizar o Windows 10
- Os navegadores de páginas da Web.
- O funcionamento dos motores de pesquisa online.*
- DAC: Pesquisa de locais na Internet (Google Maps)
Criar e Inovar
Subscreve este sítio Web para receberes todas as novidades. 📧
Mais atividades de TIC
TIC5 • TIC6 • TIC7 • TIC8 • TIC9 • TIC E@D
G Docs • G Sites • Inkscape • GIMP • Tinkercad • Audacity • micro:bit • Scratch • App Inventor 2
Publicidade