Introdução à programação de dispositivos móveis
Introdução
O MIT App Inventor é um ambiente de programação de dispositivos móveis.
Podes aceder ao serviço em appinventor.mit.edu
É necessário associares uma conta Google (Gmail?) ao serviço.
1. Numa primeira fase é importante que conheças um pouco…
- …Da introdução ao MIT App Inventor 2, em https://youtu.be/pTASQ3l0Jd4 (Tutorial n.º 1)
- …E do processo de instalação das aplicações criadas neste ambiente de programação, em https://youtu.be/iPHhz5w_CYE (T2)
2. Mas, para que conheças melhor as funcionalidades mais simples, eis alguns tutoriais para realizares em sequência:
- Botões e Ler texto (“banana”), em https://youtu.be/yFr4LOGZww0 (T3)
- Acelerómetro e Voz (alarme contra “roubo”), em https://youtu.be/DvwjS0Pm2hQ (T4)
- Pintura, Bola e Som, em https://youtu.be/ujeU-orfsWo (T5)
🔈Som disponível em anexo https://drive.google.com/file/d/1F0ucr_FBtE1x8i7YRBClV5NEaucqpfz- - Calculadora, em https://youtu.be/sHMwLzXvBuE (T6.1) e em https://youtu.be/53QxVdwOgfI (T6.2)
- Tradutor – ATENÇÃO: o tradutor deixou de se chamar “TradutorYandex” e denomina-se agora como “Translator”
– https://youtu.be/_BPXdj_-Dbs (T7 v1)
– https://youtu.be/guMfW1OBW7Y v2
– https://youtu.be/2Wx1fFHZKaU v3
– https://youtu.be/r54iwTIwFAQ v4
– https://youtu.be/30rjLPQRmpk v5 - BeatBox
– https://youtu.be/3YpKSa9MPHQ (T8 v1)
– https://youtu.be/uAWDDd9vPQ8 (T8 v2)
– Imagem em https://drive.google.com/file/d/1lJG4FkzwlfMG8D85XBn1LrOjCqmwaDf0
– Músicas em https://drive.google.com/drive/folders/1AT35XVab6uPYUyJbPXK6Cus2mEkKI_Ga - Ecrãs ou Páginas (Livro)
– https://youtu.be/YOipWq8SJ7g (T9.1)
– https://youtu.be/FCkquMMx070 (T9.2)
Ficheiros de apoio: https://drive.google.com/drive/folders/1FBtNgPyqTFD7lbnBSf2oqo6zfCUs5rKS - PingPong
– https://youtu.be/zgkDps3C0nM (Tx)
Avaliação
T1 + T3 + T4 +T5: 3 valores 🥉
+T6: 4 valores 🥈
+T7, T8, T9 ou Tx: 5 valores 🥇
3. Cria um documento (Docs) ou uma apresentação (Slides) para documentares todos os teus projetos:
- Identifica-te a ti e identifica o teu trabalho no 1.º diapositivo ou na 1.ª folha;
- Na 2.ª folha ou no 2.ª diapositivo, coloca uma captura do Editor de Ecrãs e uma captura do editor de Blocos.
Publicidade