Atividades para a disciplina de
Tecnologias de Informação e Comunicação, 8.º ano
Introdução ao projeto TUTOR.hugof.pt
As atividades aqui propostas foram planificadas tendo como base as aprendizagens essenciais do ensino básico para esta disciplina — as aprendizagens essenciais para a disciplina de TIC podem ser consultadas em dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico
Apesar de se privilegiar o desenvolvimento de desafios, problemas ou projetos, esta página apresenta vários tipos de atividades. Estas propostas de atividades foram já implementadas, testadas e aperfeiçoadas em contexto letivo, com várias turmas deste ano escolar:
Ano letivo 2024-2025*
*: Materiais exclusivo para apoiantes (vê aqui como apoiar também este projeto):
- Sumários (copiar)
- Mapa de aprendizagens Essenciais (copiar)
- Reflexões Pontuais (copiar)
- Listas de Verificação (copiar)
- 8a – Introdução à disciplina 🗺️🎬AC
- 8b – Comunicação básica via e-mail 🗺️ (2 aulas)🎬AC
- 8c – Segurança e privacidade na Web 🗺️🎬AB
- 8d – Ferramentas de comunicação online 🗺️✅ (2 aulas)🎬ABCD
- 8e – Netiqueta (com pesquisas online e referências) 💡(2 aulas)🎬ABCD
- 8f – Propriedade Intelectual 🗺️(1 a 2 aulas)🎬ABC
- 8g – Publicação de conteúdos nas redes sociais em segurança (PES) 🗺️💡 (3 a 4 aulas)🎬ABCD
- 8h v1 – Desinformação e Fact Check 🗺️💡(2 aulas) 🎬AB
- 8h v2 – Desinformação e Fact Check 🗺️💡(2 aulas) 🎬AB
- 8ia – Cyberbullying: denúncia e pesquisas online (PES) 💡 (3 a 4 aulas)🎬ABCD
- 8ib – Cyberbullying: produção de um cartaz animado com o Google Slides 💡🎬ABCD
- 8j1 – Introdução à construção de sítios da Web (2 a 4 aulas) 💡🎬🎧ABCD
- 8j2 – Acessibilidade dos conteúdos das páginas da Web 🗺️ (2 aulas)🎬ACD
- 8k – Projeto Final
- 8k1 – Planeamento e desenho de um sítio da Web (portefólio pessoal) (2 aulas)💡🎬🎧ABCD
- 8k2 – Criação de um sítio temático, DAC (3 a 6 aulas)💡🎬🎧ABCD
- CN: Sustentabilidade ambiental
- EF: Danças tradicionais portuguesas
- FQ: O Silêncio
- Geral: “50 anos do 25 de abril”
- 8z – Autoavaliação (no final de cada período ou semestre)🎬
Legenda:
- 🎬: atividades com vídeos explicativos, orientadores, tutoriais em vídeo ou vídeos passo a passo que poderão ser disponibilizados aos alunos;
- 🗺️: atividades orientadas, para avaliação formativa, associadas a quizzes para verificação de conhecimentos;
- ️💡: atividades autónomas | projetos, de avaliação de capacidades, com valor classificatório;
- 🎧: atividade onde será necessária a utilização de auscultadores individuais;
- ✅: materiais de aferição ou classificação, como provas de avaliação individual, apresentações, entrevistas, questionários ou questões-aula;
- 🏆: atividades autónomas facultativas (não obrigatórias), de aprofundamento ou exploração, que garantem “pontos extra” se forem realizadas;
- : atividades com recurso ao manual TecnIC;
- PES: atividades com enquadramento no Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde.
Mais informações em dge.mec.pt/programa-de-apoio-promocao-e-educacao-para-saude - DAC: atividade sobre um domínio de articulação curricular, ou com articulação interdisciplinar.
- Aprendizagens Essenciais proporcionadas nas atividades:
- A: Segurança, Responsabilidade e Respeito em Ambientes Digitais
- B: Investigar e Pesquisar
- C: Comunicar e Colaborar
- D: Criar e Inovar
Subscreve este sítio Web para receberes todas as novidades. 📧
Ano letivo 2023-2024
- Reflexões Pontuais
- 800 – Introdução à disciplina ⚗️
- 801 – Comunicação básica via e-mail ⚗️ (2 aulas)
- 802 – Segurança e privacidade na Web ⚗️
- 803 – Ferramentas de comunicação online ⚗️💡 (2 aulas)
- 804 – Netiqueta (com pesquisas online e referências) 💡(2 aulas)
- 805.1 – Introdução à construção de sítios da Web (2 a 4 aulas) 💡
- 805.2 – Acessibilidade dos conteúdos das páginas da Web ⚗️(2 aulas)
- 806 – Propriedade Intelectual ⚗️ (2 aulas)
- 807 – Publicação de conteúdos nas redes sociais em segurança (PES) 💡 (2 aulas)
- 808 – Cyberbullying, denúncia e pesquisas online (PES) 💡 (2 aulas)
- 809 – Desinformação e Fact Check ⚗️ (2 aulas)
- 899 – Autoavaliação
- DAC 50 anos do 25 de abril
Mais novidades em breve. ⌛ Subscreve este sítio Web!
Legenda:
- ⚗️: aula com atividades orientadas.
- ️💡: aula com atividades autónomas, com valor classificatório.
- ⭐: atividades não obrigatórias, mas que garantem “pontos extra” se forem realizadas.
- PES: atividades com enquadramento no projeto de Promoção e Educação para a Saúde
- : atividades com recurso ao manual TecnIC
Ano letivo 2022-2023
- Reflexões Pontuais
- 800 – Introdução à disciplina
- 801 – O Google Workspace, o Canva e outras ferramentas
- 802 – Comunicação básica via e-mail
- 803 – Segurança e privacidade na Web
- 804 – Netiqueta (com pesquisas online e referências)
- 805.a – Introdução à construção de sítios da Web
- 806.a – Propriedade Intelectual
- 806.ba – Edição de vídeo
- 806.bb – Cartaz digital
- 807 – Ferramentas de comunicação online
- 808 – Publicação de conteúdos nas redes sociais em segurança (PES)
- 809 – Cyberbullying, denúncia e pesquisas online (PES)
- 810 – Desinformação e Fact Check
- 899 – Autoavaliação
Ano letivo 2021-2022
Introdução às ferramentas online G Suite
Segurança, Responsabilidade e Respeito em Ambientes Digitais + Criar e Inovar + Investigar e Pesquisar + Comunicar e Colaborar
- Reflexões Pontuais
- Segurança nos navegadores de páginas da Web
- A Netiqueta (com pesquisas online e referências bibliográficas)
- Direitos Autorais & Pesquisas Online
- Ferramentas de comunicação online
- Segurança e privacidade nas redes sociais online (cartaz digital)
- Cyberbullying & Pesquisas Online
- Combater o Cyberbullying
- Reflexão sobre a liberdade (e a responsabilidade) de expressão online
Criar e Inovar + Investigar e Pesquisar + Comunicar e Colaborar
- Iniciativa “Hora do Código“
- Construção de Sítios da Web (com Google Sites)
- Edição Multimédia
TIC5 • TIC6 • TIC7 • TIC8 • TIC9 • TIC E@D
G Docs • G Sites • Inkscape • GIMP • Tinkercad • Audacity • micro:bit • Scratch • App Inventor 2
*Página em desenvolvimento
Subscreve as novidades para receberes as novidades no e-mail
Publicidade