904 – (re)Introdução ao pseudocódigo e ao pensamento lógico (computacional)

Antecipação de conteúdos (metodologia de aula invertida?):
Introdução ao Pseudocódigo https://youtu.be/MG4IwO44JqE

Ver e discutir o vídeo (https://youtu.be/dyJ92oa0flc) – onde ou como é que estes equipamentos aprenderam a dançar?

Analisa o documento de instruções de controlo (em anexo)

1. Se tivesses que programar um autómato…
O professor irá criar e partilhar um documento para registar um pseudocódigo criado com a tua ajuda. Participa oralmente e ganha +s! 🥇

Algumas regras:

  • Cada linha representa apenas uma instrução
  • Uma instrução tem só um verbo
  • Uma linha poderá conter uma instrução de controlo
  • Utilizar a identação (avanço, ou tabulação)

a) Criar um pseudocódigo para entrar na sala de TIC do bloco D, depois de subir toda a escadaria, sabendo que a porta está aberta.

b) Criar um pseudocódigo para entrar na sala de TIC do bloco D, depois de subir toda a escadaria, sabendo que a porta poderá estar fechada.

2. Cria pseudocódigos capazes de solucionar os seguintes problemas:

  • A. Beber água que está num copo numa mesa à nossa frente.
  • B. Beber água que está num copo numa mesa à nossa frente.
    O copo poderá estar vazio, mas ao lado deste está uma garrafa com água.
  • C. Beber água que está num copo numa mesa.
    O copo poderá estar vazio, mas ao lado deste está uma garrafa com água.
    Poderás não estar na mesma divisão que contém o copo.
  • D. Beber água que está num copo numa mesa.
    O copo poderá estar vazio, mas ao lado deste está uma garrafa com água.
    Poderás não estar na mesma divisão que contém o copo.
    As divisões têm portas (destrancadas).
  • E. Beber água de um copo enquanto sentires sede.
    O copo poderá estar vazio, mas ao lado deste está uma garrafa com água.
    O copo está no mesmo piso do edifício onde tu estás.

ANEXOS

 

Mais atividades de TIC

TIC5TIC6TIC7TIC8TIC9TIC E@D
G DocsG SitesInkscapeGIMPTinkercadAudacitymicro:bitScratchApp Inventor 2

Subscreve para receberes as novidades no e-mail 📧


Publicidade