904 – (re)Introdução ao pseudocódigo e ao pensamento lógico (computacional)
Antecipação de conteúdos (metodologia de aula invertida?):
Introdução ao Pseudocódigo https://youtu.be/MG4IwO44JqE
Analisa o documento de instruções de controlo (em anexo)
1. Se tivesses que programar um autómato…
O professor irá criar e partilhar um documento para registar um pseudocódigo criado com a tua ajuda. Participa oralmente e ganha +s! 🥇
Algumas regras:
- Cada linha representa apenas uma instrução
- Uma instrução tem só um verbo
- Uma linha poderá conter uma instrução de controlo
- Utilizar a identação (avanço, ou tabulação)
a) Criar um pseudocódigo para entrar na sala de TIC do bloco D, depois de subir toda a escadaria, sabendo que a porta está aberta.
2. Cria pseudocódigos capazes de solucionar os seguintes problemas:
- A. Beber água que está num copo numa mesa à nossa frente.
- B. Beber água que está num copo numa mesa à nossa frente.
O copo poderá estar vazio, mas ao lado deste está uma garrafa com água. - C. Beber água que está num copo numa mesa.
O copo poderá estar vazio, mas ao lado deste está uma garrafa com água.
Poderás não estar na mesma divisão que contém o copo. - D. Beber água que está num copo numa mesa.
O copo poderá estar vazio, mas ao lado deste está uma garrafa com água.
Poderás não estar na mesma divisão que contém o copo.
As divisões têm portas (destrancadas). - E. Beber água de um copo enquanto sentires sede.
O copo poderá estar vazio, mas ao lado deste está uma garrafa com água.
O copo está no mesmo piso do edifício onde tu estás.
ANEXOS
- Exemplo: https://docs.google.com/document/d/1Tq1pUb69mOxKzk6J0jZ6tFsVXBFhSLTI7vRPo1yI4ZQ
- Instruções de controlo: https://docs.google.com/document/d/1Mj_lbinOVfQxyc-F6GYWlj6WBvuJrNa3Zume453A-Ps
Mais atividades de TIC
TIC5 • TIC6 • TIC7 • TIC8 • TIC9 • TIC E@D
G Docs • G Sites • Inkscape • GIMP • Tinkercad • Audacity • micro:bit • Scratch • App Inventor 2
Subscreve para receberes as novidades no e-mail 📧
Publicidade