Questões Frequentes

  1. Questão: Não consigo convidar alguns alunos, porque será?
    Resposta: Todos os participantes no classroom, sejam professores ou alunos, têm de ter conta Google (Gmail).
  2. Os alunos disseram que não conseguiram enviar o trabalho pretendido através do classroom.
    Os alunos só podem enviar ou entregar um ficheiro num recurso do tipo trabalho.
  3. Posso cancelar as notificações?
    Sim, é possível! Ver aqui como proceder: youtube.com/watch?v=L9tGfsVthE4
  4. Quais são os limites do Classroom?
    Pois, é verdade que existem limites – ver aqui quais são: support.google.com/edu/classroom/answer/7300976?hl=pt-BR
  5. Os alunos conseguem silenciar-se e expulsar-se mutuamente na reunião do Google Meet gerada no Classroom, porquê?
    Provavelmente os alunos e os professores estão na mesma entidade do GSuite, ou os alunos podem criar reuniões – isso não pode acontecer. Pergunte ao gestor do Google Suite ou Google Workspace da sua entidade se as configurações do Meet para os alunos são mais limitadas.
    Os utilizadores dos alunos estão definidos na mesma unidade organizacional? Se estão, não devem estar.
    A unidade organizacional dos alunos não deve poder criar videochamadas – devem ser desautorizados.
    Obter mais informações em support.google.com/edu/classroom/answer/9795997?hl=pt-BR
  6. Qual a importância de identificar a tarefa/trabalho com as iniciais da disciplina?
    Este mecanismo assume importância nas turmas partilhadas, onde funcionam várias disciplinas ou onde diferentes professores assumem diferentes assuntos – descobrir mais em tutor.hugof.pt/uma-turma-com-varias-disciplinas/
  7. Os alunos podem eliminar os trabalhos que eu lhes atribuí?
    Não. Os únicos utilizadores com permissões para eliminar trabalhos são os professores, proprietários ou convidados – descobrir mais em tutor.hugof.pt/classroom-evitar-arruinar-uma-turma
  8. É possível filtrar as mensagens de uma turma?
    Sim. Poderá desactivar ou activar as notificações que pretender deixar de receber ou receber. Também pode criar filtros, caso participe numa turma conjunta (partilhada com várias disciplinas ou professores) – descobrir mais em tutor.hugof.pt/filtrar-mensagens-do-classroom-com-o-gmail
  9. É possível obter uma tabela com as classificações em rascunho (atribuídas a trabalhos que não foram devolvidos ou enviados para os alunos)?
    Não. Para já não é possível. Só é possível exportar as classificações devolvidas (dadas a conhecer aos alunos) – descobrir mais em tutor.hugof.pt/classroom-exportar-classificacoes
  10. Devo instalar alguma aplicação para utilizar o Google Classroom?
    R.: Depende. Se utilizares um computador, então não é necessário. Se utilizares um smartphone ou telemóvel recente, deves instalar a aplicação, que é gratuita!
  11. Posso cancelar as notificações?
    Sim, é possível! Vê aqui como fazer: youtube.com/watch?v=L9tGfsVthE4
  12. Posso copiar uma turma Classroom de outra conta?
    Sim, é possível – Um professor convidado consegue fazer uma cópia de uma turma da qual não é proprietário. Saber mais sobre cópias em tutor.hugof.pt/classroom-copiar-duplicar-uma-turma
  13. Um aluno meu não diz que não consegue enviar e entregar ficheiros? Se ele enviar os trabalhos para mim, eu posso entregar por ele?
    Não, não é possível. Aliás, será apenas possível se o aluno facultar os seus dados de login (e-mail + senha) e entrar por ele – o que não é aconselhado. O aluno que veja como fazer no computador ou no tablet / telemóvel
  14. O aluno consegue ver as alterações (correcções ou comentários) que o professor faz no trabalho antes deste o devolver ao aluno (com ou sem classificação)?
    Depois do aluno entregar o trabalho, o professor pode corrigir (comentando) sem que o aluno veja. O aluno só verá as sugestões ou correcções do professor depois do professor devolver o trabalho (com ou sem classificação).
  15. O aluno não consegue enviar trabalhos – surge o erro “O trabalho não foi enviado”.
    Este erro costuma surgir nas contas que não têm espaço disponível.
    Deve tentar eliminar ficheiros desnecessários, esvaziar o lixo ou comprar armazenamento.
    É possível averiguar o espaço ocupado nesta página drive.google.com/settings/storage?hl=pt-PT
  16. O aluno não consegue anular o envio de um trabalho – surge o erro “Ocorreu um erro ao anular o envio do seu trabalho. Tente novamente.”
    Ver a resposta da questão n.º 15.
  17. O professor não consegue devolver um trabalho já corrigido – surge o erro “Ocorreu um erro ao anular o envio do seu trabalho. Tente novamente.”
    Ver a resposta da questão n.º 15.
  18. É possível importar a classificação de questionários para o Google Classroom?
    Sim, é possível, mas só no Classroom para contas G Suite ou Workspace – descobrir mais em tutor.hugof.pt/classroom-2-trabalhos-questionarios-perguntas
  19. Não consigo criar uma turma como professor – só consigo aderir a turmas como aluno.
    Provavelmente o seu nome de utilizador não pertence ao grupo Professores do Classroom, logo, não poderá criar turmas como professor no Classroom. Contacte o administrador do domínio (G Suite ou Workspace) para inclua o seu utilizador nesse grupo.
    Descubra mais em support.google.com/edu/classroom/answer/6071551
  20. Consigo ver se um aluno enviou e depois anulou a entrega de um trabalho?
    Se o professor já tiver registado que tinha enviado, sim.
    Se a atividade tiver classificação automática (como um questionário), também.
    Se o professor já tiver classificado com uma avaliação, também!
    Este tutorial pode ser útil: tutor.hugof.pt/classroom-historico-de-perguntas-ou-respostas-e-de-entregas-de-trabalhos
  21. Na secção Pessoas, o nome de alguns alunos não aparece a negrito nem é possível atribuir-lhes trabalhos ou tutores.
    A inscrição dos alunos numa turma do Classroom não é automática. Só depois dos alunos aceitarem o convite para uma turma será possível atribuir-lhes trabalhos e outras tarefas.
    Para entender o processo de aceitação dos convites, ver o início do vídeo localizado em tutor.hugof.pt/alunos-o-essencial-do-classroom-jan-2021
  22. É possível criar rubricas após a criação, a atribuição e classificação de um trabalho?
    Sim, é possível para as 3 situações indicadas. Contudo, se o trabalho já tiver sido avaliado quantitativamente e se as rubricas também contiverem classificação quantitativa, a classificação atribuída anteriormente (sem rubricas) será substituída.
  23. É possível ter acesso a um trabalho do aluno mesmo depois de anular o envio e substituir por outro trabalho?
    Sim, é possível, se o aluno não tiver eliminado o ficheiro do Drive. Quando um aluno cria um ficheiro de resposta a um trabalho através do Classroom, o ficheiro é colocado no Drive do aluno na pasta Classroom. Mas, este ficheiro, ao mesmo tempo, é colocado na pasta do trabalho no Classroom do professor. Logo, se o aluno não enviar o ficheiro para o “Lixo” ou se não remover a partilha com o professor, o ficheiro permanece disponível.
  24. O relatório de originalidade funciona com documentos Microsoft Office?
    Segundo os testes realizados no dia 14 de março de 2021, o relatório de originalidade só funciona com a entrega de documentos Google.
    Saber mais em support.google.com/edu/classroom/answer/9335816
  25. Um aluno pode reenviar um trabalho que já entregou?
    Sim, pode. Existem duas situações:

    1. O professor ainda não avaliou (devolveu) o trabalho. Neste caso, o aluno pode anular o envio, alterar o trabalho, e entregar novamente.
    2. O professor já avaliou (devolveu) o trabalho. Então, o aluno pode alterar o trabalho e voltar a entregar.

Ainda com dúvidas?
Comenta esta página (ver mais em baixo). 😉 Tentarei dar resposta!