Questões Frequentes

  1. Questão: Não consigo convidar alguns alunos, porque será?
    Resposta: Todos os participantes no classroom, sejam professores ou alunos, têm de ter conta Google (Gmail).
  2. Os alunos disseram que não conseguiram enviar o trabalho pretendido através do classroom.
    Os alunos só podem enviar ou entregar um ficheiro num recurso do tipo trabalho.
  3. Posso cancelar as notificações?
    Sim, é possível! Ver aqui como proceder: youtube.com/watch?v=L9tGfsVthE4
  4. Quais são os limites do Classroom?
    Pois, é verdade que existem limites – ver aqui quais são: support.google.com/edu/classroom/answer/7300976?hl=pt-BR
  5. Os alunos conseguem silenciar-se e expulsar-se mutuamente na reunião do Google Meet gerada no Classroom, porquê?
    Provavelmente os alunos e os professores estão na mesma entidade – isso não pode acontecer. Pergunte ao gestor do Google Suite da sua entidade se as configurações do Meet para os alunos são mais limitadas.
  6. Qual a importância de identificar a tarefa/trabalho com as iniciais da disciplina?
    Este mecanismo assume importância nas turmas partilhadas, onde funcionam várias disciplinas ou onde diferentes professores assumem diferentes assuntos – descobrir mais em tutor.hugof.pt/uma-turma-com-varias-disciplinas/
  7. Os alunos podem eliminar os trabalhos que eu lhes atribuí?
    Não. Os únicos utilizadores com permissões para eliminar trabalhos são os professores, proprietários ou convidados – descobrir mais em tutor.hugof.pt/classroom-evitar-arruinar-uma-turma
  8. É possível filtrar as mensagens de uma turma?
    Sim. Poderá desactivar ou activar as notificações que pretender deixar de receber ou receber. Também pode criar filtros, caso participe numa turma conjunta (partilhada com várias disciplinas ou professores) – descobrir mais em tutor.hugof.pt/filtrar-mensagens-do-classroom-com-o-gmail
  9. É possível obter uma tabela com as classificações em rascunho (atribuídas a trabalhos que não foram devolvidos ou enviados para os alunos)?
    Não. Para já não é possível. Só é possível exportar as classificações devolvidas (dadas a conhecer aos alunos) – descobrir mais em tutor.hugof.pt/classroom-exportar-classificacoes
  10. Devo instalar alguma aplicação para utilizar o Google Classroom?
    R.: Depende. Se utilizares um computador, então não é necessário. Se utilizares um smartphone ou telemóvel recente, deves instalar a aplicação, que é gratuita!
  11. Posso cancelar as notificações?
    Sim, é possível! Vê aqui como fazer: youtube.com/watch?v=L9tGfsVthE4
  12. Posso copiar uma turma Classroom de outra conta?
    Sim, é possível – Um professor convidado consegue fazer uma cópia de uma turma da qual não é proprietário. Saber mais sobre cópias em tutor.hugof.pt/classroom-copiar-duplicar-uma-turma
  13. Um aluno meu não diz que não consegue enviar e entregar ficheiros? Se ele enviar os trabalhos para mim, eu posso entregar por ele?
    Não, não é possível. Aliás, será apenas possível se o aluno facultar os seus dados de login (e-mail + senha) e entrar por ele – o que não é aconselhado. O aluno que veja como fazer no computador ou no tablet / telemóvel
  14. Os alunos conseguem silenciar o professor e outros colegas no Meet através do link gerado no Classroom, porquê?
    Respondo com duas questões:

    1. Os utilizadores dos alunos estão definidos na mesma unidade organizacional? Se estão, não devem estar – pode movê-los.
    2. A unidade organizacional dos alunos não deve poder criar videochamadas – devem ser desautorizados.
      Obter mais informações em support.google.com/edu/classroom/answer/9795997?hl=pt-BR
  15. O aluno consegue ver as alterações (correcções ou comentários) que o professor faz no trabalho antes deste o devolver ao aluno (com ou sem classificação)?
    Depois do aluno entregar o trabalho, o professor pode corrigir (comentando) sem que o aluno veja. O aluno só verá as sugestões ou correcções do professor depois do professor devolver o trabalho (com ou sem classificação).
  16. O aluno não consegue enviar trabalhos – surge o erro “O trabalho não foi enviado”.
    Este erro costuma surgir nas contas que não têm espaço disponível.
    Deve tentar eliminar ficheiros desnecessários, esvaziar o lixo ou comprar armazenamento.
    É possível averiguar o espaço ocupado nesta página drive.google.com/settings/storage?hl=pt-PT
  17. O aluno não consegue anular o envio de um trabalho – surge o erro “Ocorreu um erro ao anular o envio do seu trabalho. Tente novamente.”
    Ver a resposta da questão n.º 16.
  18. O professor não consegue devolver um trabalho já corrigido – surge o erro “Ocorreu um erro ao anular o envio do seu trabalho. Tente novamente.”
    Ver a resposta da questão n.º 16.
  19. É possível importar a classificação de questionários para o Google Classroom?
    Sim, é possível, mas só no Classroom para contas G Suite ou Workspace – descobrir mais em tutor.hugof.pt/classroom-2-trabalhos-questionarios-perguntas
  20. Não consigo criar uma turma como professor – só consigo aderir a turmas como aluno.
    Provavelmente o seu nome de utilizador não pertence ao grupo Professores do Classroom, logo, não poderá criar turmas como professor no Classroom. Contacte o administrador do domínio (G Suite ou Workspace) para inclua o seu utilizador nesse grupo.
    Descubra mais em support.google.com/edu/classroom/answer/6071551
  21. Consigo ver se um aluno enviou e depois anulou a entrega de um trabalho?
    Se o professor já tiver registado que tinha enviado, sim.
    Se a atividade tiver classificação automática (como um questionário), também.
    Se o professor já tiver classificado com uma avaliação, também!

Ainda com dúvidas?
Comente esta página (ver mais em baixo). 😉 Tentarei dar resposta!