Vídeo explicativo da atividade (exclusivo apoiantes) – o vídeo pode ficar disponível para os alunos:
drive.google.com/file/d/1FjJGvi-Y1eLP37NnpqVNm8wcfbyjhPIa

Modelos de inteligência artificial: avatar animado com voz

Introdução

Nesta atividade irás utilizar o serviço D-ID para criar um avatar animado, com voz, como mostrado no vídeo em https://youtu.be/wP3pEMrP1-k**

  • Escolhe uma personagem abordada pelos professoras das disciplinas de inglês ou de francês.
  • Cria uma ou duas frases na sua língua nativa.
  • Produz o vídeo do avatar.
  • Cria um vídeo com os seguintes elementos*:
    – Um título;
    – O vídeo do avatar;
    – Uma ficha técnica: título do vídeo; autor (n.º e turma); aplicações utilizadas; disciplinas envolvidas; nome da escola; data; direitos Creative Commons.
    https://youtube.com/playlist?list=PLdEQd8vitjF9jwCYxidBhyfGcYAjCeXew
  • Caso queiras aproveitar este projeto e articular com uma disciplina de língua estrangeira, utiliza o Audacity ou o gravador do teu equipamento móvel para gravar a tua voz e assim criar o ficheiro MP3 que será enviado para a plataforma D-ID – vê o tutorial** para saber como proceder. ⭐
    https://youtube.com/playlist?list=PLdEQd8vitjF9VJDE9gADS0LJqo_qQiU94

*Avaliação:

  • Vídeo completo: nível 5
  • Vídeo incompleto: nível 4
  • Vídeo com o avatar apenas: nível 3

Esta atividade pode constituir uma articulação entre várias disciplinas

Eis uma mensagem / proposta de articulação curricular para os restantes professores do 9.º ano:

Os alunos do 9.º ano criaram um avatar de uma personalidade recorrendo a ferramentas suportadas por modelos de inteligência artificial. Depois de os alunos gravarem o áudio (eventualmente numa língua estrangeira, como francês ou inglês) os alunos podem associar um texto da sua autoria, com a sua voz, ao avatar, que parece articular o texto do aluno.
Mas a proposta não se restringe apenas às línguas estrangeiras.
Os professores de qualquer disciplina podem propor aos alunos a criação de um texto sobre qualquer conceito ou conteúdo lecionado.
Eventualmente, até será possível também aproveitar a celebração dos 50 anos do 25 de Abril.

Mais atividades de TIC

TIC5TIC6TIC7TIC8TIC9TIC E@D
G DocsG SitesInkscapeGIMPTinkercadAudacitymicro:bitScratchApp Inventor 2

Subscreve para receberes as novidades no e-mail


Publicidade