Vídeo explicativo da atividade (exclusivo apoiantes) – o vídeo pode (deve?) ficar disponível para os alunos:
drive.google.com/file/d/1pc1vCCanhytt1wdWNHxi0J6f3LZWX8ys

Exemplos de produto da atividade a realizar pelos alunos (exclusivo apoiantes):

Direitos de autor

Identificar os riscos do uso inapropriado de imagens, de sons e de vídeos.

Reflexão sobre os direitos de autor e a propriedade intelectual:
Como podem os inventores proteger as suas ideias?
visao.pt/exameinformatica/noticias-ei/ciencia-ei/2023-07-04-filipa-rocha-fica-em-segundo-lugar-no-premio-jovens-inventores-2023

Cria um novo documento ou apresentação para esta atividade.
Sabendo que irás utilizar bastantes imagens, qual será o formato mais adequado? Documento de texto ou apresentação?

A. Direitos dos autores de obras escritas
Desde os livros até aos artigos de periódicos, existem vários tipos de obras escritas.

  • Acede a um jornal português online (Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Observador, Público, Expresso).
    ➡️ O endereço principal deverá ter domínio “.pt”
  • Abre um artigo de uma notícia e tenta identificar o nome do jornalista (autor) do artigo.
  • Realiza uma captura de ecrã, assinalando o autor, e cola a imagem no teu trabalho.
  • Acede a uma livraria online (Bertrand, Wook, Livraria Almedina) e abre a página de uma das obras (um livro?).
  • Realiza uma captura de ecrã, assinalando o autor, e cola a imagem da captura no teu trabalho.
  • Verifica se os teus manuais escolares apresentam um aviso sobre a cópia ilegal.
  • Encontra a lei portuguesa sobre os direitos de autor (no Diário da República?): indica o n.º do artigo e a alínea que protege os autores de “Livros, folhetos, revistas, jornais e outros escritos;” para o teu trabalho.

B. Direitos dos autores de obras fotográficas
No caso das fotografias, também existe proteção no que diz respeito aos direitos autorais.

O jornal Público tem várias “fotogalerias” onde podemos identificar o autor das fotografias

  • Encontra, abre e explora uma das fotogalerias.
  • Realiza uma captura de ecrã, assinalando o autor de uma das fotografias apresentadas, e cola a imagem no teu trabalho.
  • Na lei portuguesa sobre os direitos de autor (no Diário da República?): indica o n.º do artigo e a alínea que protege os autores de “Obras fotográficas ou produzidas por quaisquer processos análogos aos da fotografia;” para o teu trabalho.

C. Direitos dos autores de obras musicais
Também para a música deverá de existir algum tipo de proteção.

O YouTube apresenta as licenças da música utilizada nos vídeos publicados através de uma secção especial na descrição.

  • Abre os vídeos apresentados em youtu.be/UDlmr2RNNo8 e em youtu.be/Ww9EBEVYhF4
  • Realiza capturas de ecrã da informação apresentada na secção “Licença” dos dois vídeos, assinalando as diferenças entre os dois tipos de licença.
  • Descobre os termos de utilização da YouTube Audio Library: realiza uma captura de ecrã, assinalando as autorizações e as desautorizações, e cola a imagem no teu trabalho.
  • Na lei portuguesa sobre os direitos de autor (no Diário da República?): indica o n.º do artigo e a alínea que protege os autores de “Composições musicais, com ou sem palavras;” para o teu trabalho.

D. Direitos dos autores de obras cinematográficas
Na descrição do vídeo localizado em youtu.be/Ww9EBEVYhF4 são indicados várias pessoas participantes.
Uma obra poderá ter vários tipos de autores ou artistas participantes.

  • Realiza uma captura de ecrã dos vários participantes, assinalando os dois tipos de obras identificadas, e cola a imagem no teu trabalho — podes realizar várias capturas, se preferires.
  • Indica as pessoas que colaboraram na criação da letra (as palavras cantadas) da música.

E. Desrespeito dos direitos
A partir do artigo n.º 195.º podemos perceber o que acontece a quem for identificado pelo não cumprimento desta lei.

  • Apresenta um resumo das consequências indicadas nos artigos n.ºs 197, 199 e 205, ou outros que aches interessantes.

Extras! ️
Obras não abrangidas, caducidade e cópias ⭐

  • Existem alguns tipos de obras que não são abrangidos pelos direitos de autor: indica quais são elas.
  • O que é a “caducidade”? Através do mecanismo de pesquisa de texto do teu navegador (ctrl + f) investiga a lei dos direitos de autor e apresenta uma explicação.
  • O artigo 68.º da mesma lei refere-se ao quê? Consegues explicar?

Símbolos de registo ou de publicação

  • O que significam os símbolos ©, ℗ e ®?

 Creative Commons ⭐

Na página n.º 25 do volume n.º 1 do teu manual TecnIC 7 podes descobrir para que servem os Creative Commons: envia uma mensagem de e-mail (completa) para o teu professor com uma frase que explique para que servem os Creative Commons e onde podem ser aplicados.

Tipos de licenciamento de software ⭐

Na página n.º 13 do volume n.º 1 do teu manual TecnIC 7 podes descobrir vários tipos de licenciamento de software: envia uma mensagem de e-mail (completa) para o teu professor com dois exemplos de software livre e dois exemplos de software proprietário.

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