Mensagens manipuladas ou falsas (fakes)

ATIVIDADES

Introdução.
Ainda te lembras quando, há alguns anos atrás, alguns “youtubers” vaticinaram “o fim da Internet”? Tiveram muitas visualizações, isso é certo. A Internet, acabou?
E que tal este outro assunto? https://www.publico.pt/2020/11/02/tecnologia/noticia/video-falso-joe-biden-confundir-minnesotta-florida-partilhado-milhares-vezes-1937675

A.
Acede ao website “Polígrafo” (um website associado à SAPO.pt).
Depois de abrires o website, pesquisa por “facebook”.
Abre e analisa 2 ou 3 artigos e tenta responder às seguintes perguntas (num documento ou apresentação):
– É fácil mentir e enganar pessoas através das redes sociais?
– Tudo o que um influencer (influenciador) ou famoso publica é verdadeiro?
– O que ganharão as pessoas ao publicar mensagens falsas (fakes) e enganar as pessoas?
– O que se pode fazer para identificar uma notícia falsa?

B.
Analisa o sítio https://covidspreadingrates.org/
– Qual é a fonte de informação para fundamentar os gráficos? Justifica a tua opinião com uma captura (printscreen).
– Investiga um membro da equipa do projeto que fornece os dados (por exemplo, Hannah Ritchie): essa pessoa tem alguma legitimidade ou especialidade no assunto em causa?

C.
Cria uma animação na aplicação de apresentações digitais:
– Um diapositivo com uma imagem de fundo, associada ao cyberbullying;
– Balões de diálogo com conselhos sobre o que fazer ou não fazer online;
– Animação automaticamente sincronizada – vê o exemplo em anexo;
– Ou, caso tenhas OUTRA IDEIA, conversa com o teu professor. 😉
Caso necessites, vê o tutorial:

Animações e Transições (numa apresentação publicada?)

X.
Outros recursos:
– https://www.publico.pt/2020/10/12/tecnologia/noticia/facebook-proibe-negar-holocausto-alarmante-aumento-ignorancia-tema-1934936
– https://www.fastcompany.com/90575763/we-have-the-technology-to-fight-manipulated-images-and-videos-its-time-to-use-it
– https://www.fastcompany.com/90564299/one-of-the-strongest-ways-to-fight-misinformation-will-soon-be-right-in-your-phone


Publicidade