Vídeo explicativo da atividade (exclusivo apoiantes) – o vídeo pode (deve?) ficar disponível para os alunos:
(drive.google.com/file/d/1bUtqudMtO72Gl2XdGZkcOOwNe2cvpzaY)
Desinformação e confirmação de factos⚗️✅
Antecipação de conteúdos: youtu.be/Qk5Zsrb794k
INTRODUÇÃO
O professor irá demonstrar todos os procedimentos.
Utiliza o teu caderno para registar as notas que achares mais importantes.
1. Acede ao sítio web “Polígrafo” (um website associado à SAPO.pt).
2. Depois de abrires o sítio Polígrafo, pesquisa por “redes sociais”.
a. Abre e analisa 2 ou 3 artigos.
b. Copia as ligações (URLs) dos artigos encontrados para um novo documento (Docs).
3. Influencers! Tenta responder às seguintes perguntas (no Docs):
a. É fácil mentir e enganar pessoas através das redes sociais?
b. Tudo o que um influencer (influenciador) ou famoso publica é verdadeiro?
c. O que ganharão as pessoas ao publicar mensagens falsas (fakes) e enganar as pessoas?
d. O que se pode fazer para identificar uma notícia falsa?
4. Analisa o sítio https://covidspreadingrates.org/
a. Qual é a fonte de informação para fundamentar os gráficos? Solicita a presença do professor.
b. Investiga um membro da equipa do projeto que fornece os dados (por exemplo, Hannah Ritchie): essa pessoa tem alguma legitimidade ou especialidade no assunto em causa? Solicita a presença do professor.
EXTRA!
Opção A (com PC).
Cria uma animação na aplicação de apresentações digitais (https://youtu.be/49lcgpcj0gk):
- Um diapositivo com uma imagem de fundo, associada ao cyberbullying;
- Balões de diálogo com conselhos sobre o que fazer ou não fazer online;
- Animação automaticamente sincronizada – vê o exemplo em https://docs.google.com/presentation/d/e/2PACX-1vTopYOs7rBphpIFv-ZN3r-RnbNkdWW6ufdbf6_Vqrtzgy-XQ3yfLsD86YFyiuvuOva56ctFD8iqagU-/pub?start=true&loop=true&delayms=3000
- Ou, caso tenhas OUTRA IDEIA, conversa com o teu professor.
Opção B (sem PC).
Desenha um panfleto ou cartaz numa folha A4 (papel cavalinho?) ou A5, sobre o assunto da opção A da questão C.
Apresentar o produto realizado.
Outros recursos:
– https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/mercados/2021-01-11-rede-social-conservadora-parler-banida-pela-google-apple-e-amazon/
– https://www.fastcompany.com/90575763/we-have-the-technology-to-fight-manipulated-images-and-videos-its-time-to-use-it
– https://www.fastcompany.com/90564299/one-of-the-strongest-ways-to-fight-misinformation-will-soon-be-right-in-your-phone
Mais atividades de TIC
TIC5 • TIC6 • TIC7 • TIC8 • TIC9 • TIC E@D
G Docs • G Sites • Inkscape • GIMP • Tinkercad • Audacity • micro:bit • Scratch • App Inventor 2
Subscreve para receberes as novidades no e-mail
Publicidade