Imagens pessoais e o cyberbullying

Domínio(s)
Segurança, Responsabilidade e Respeito em Ambientes Digitais + Criar e Inovar

VERSÃO N.º 2, 2021-2022
INTRODUÇÃO
As fotografias e os vídeos são um formato que despertam muito interesse.
Estes formatos são explorados por plataformas como o YouTube, Instagram, TikTok para expor publicidade aos seus utilizadores.
Mas, o que acontecerá quando as pessoas partilham demais (rompimentos de amizades)?
E depois de publicar fotografias, continuamos a ter direitos de autor sobre os conteúdos partilhados?EXPLICAÇÃO
https://drive.google.com/file/d/12YBKnMtc-Kcu75_zN_uv-1nYCxXoHszx/

1. Acede a um motor de pesquisa e tenta encontrar a notícia da Exame Informática (visao.sapo.pt/exameinformatica) sobre um problema na app Telegram, publicada em outubro de 2020 – poderá ser necessário definir um intervalo de tempo no motor de pesquisa.

2. Realiza uma captura (print screen?) da tua pesquisa.

3. Depois de ler atentamente o texto da notícia, recorre a um documento, a uma apresentação (ou ao teu caderno?) para registares as respostas a este trabalho, criando 5 frases onde deves:

  • Apresentar o título e o URL (hiperligação) da notícia.
  • A data de publicação e a data de consulta.
  • Descrever o acontecimento abordado na notícia.
  • O Sr. Giorgio Patrini, CEO da Sensity, faz um aviso nesta notícia. É um aviso sobre o quê?
  • Tenta colocar-te na posição das vítimas desta situação. O que achas que elas sentiram?
  • Como é que as vítimas poderiam ter agido para evitar este problema? O que poderiam ter feito?

4. Obtém os endereços e as capturas de ecrã das páginas Web de várias redes sociais online de apoio à denúncia de abusos, como o Cyberbullying (ou outras formas de aproximação abusiva).

  • Que chave de pesquisa utilizar?
  • Que websites devemos visitar?

Bom trabalho! 🤓

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