Mensagens manipuladas ou falsas (fakes)
NOVO, 2021-2022
- publico.pt/multimedia/interactivo/deepfake – realizar a classificação dos vídeos (“V” ou “F”) com a votação da turma (utilizando uma app de votação, como o Mentimeter?)
- youtu.be/wq-kmFCrF5Q – constatar a perfeição e alguma da técnica da criação das deepfakes
Aula 2
2. Cria um documento capaz de te apoiar durante uma apresentação à turma.3. Descobre um artigo do Jornal Público, de setembro de 2019 que explique o termo “deepfake”.
4. Lê o artigo e explica o significado de deepfake – podes utilizar a funcionalidade de localização de texto do teu navegador para encontrar o termo mais rapidamente.
5. Cria um diapositivo com uma imagem e um máximo de 7 palavras relacionados com este tema, capaz de te ajudar a explicar o assunto “deepfake”.
Por exemplo, eis como reduzir o professor de TIC em 3 palavras: homem; professor; informática.
6. Descobre o que são e para que servem os seguintes serviços – escolhe um X, um Y e um Z:
- X1 – Adobe Smart Portrait
- X2 – DeepFaceLab
- X3 – Faceswap
- Y1 – Adobe Content Credentials
- Y2 – Microsoft Project Origin
- Y3 – Truepic
- Y4 – Starling Lab
- Y5 – Stanford Face2Face
- Y6 – Fotoforensics
- Z1 – Projeto Jornalístico Polígrafo
- Z2 – Fact Check Observador
7. Prepara um diapositivo para cada “letra” de “6.”, com uma imagem e, no máximo, 7 termos-chave.
8. Analisa a imagem em anexo: escolhe e explica uma das estratégias de disseminação das fakenews, num diapositivo próprio, como uma imagem e mais 7 termos-chave, no máximo.
9. Prepara o teu grupo e apresenta o teu trabalho à turma.
10. Preenche o questionário em anexo em colaboração com o teu grupo.
Os alunos poderão enviar um 2.º conjunto de respostas depois de verem onde erraram e onde acertaram.
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