Mensagens manipuladas ou falsas (fakes)

NOVO, 2021-2022
Aula1
INTRODUÇÃOmostrar e analisar (1.º) um artigo e (2.º) um vídeo com os alunos

Aula 2

1. Organiza-te em grupos de dois ou três alunos.

2. Cria um documento capaz de te apoiar durante uma apresentação à turma.3. Descobre um artigo do Jornal Público, de setembro de 2019 que explique o termo “deepfake”.

4. Lê o artigo e explica o significado de deepfake – podes utilizar a funcionalidade de localização de texto do teu navegador para encontrar o termo mais rapidamente.

5. Cria um diapositivo com uma imagem e um máximo de 7 palavras relacionados com este tema, capaz de te ajudar a explicar o assunto “deepfake”.
Por exemplo, eis como reduzir o professor de TIC em 3 palavras: homem; professor; informática.

6. Descobre o que são e para que servem os seguintes serviços – escolhe um X, um Y e um Z:

  • X1 – Adobe Smart Portrait
  • X2 – DeepFaceLab
  • X3 – Faceswap

  • Y1 – Adobe Content Credentials
  • Y2 – Microsoft Project Origin
  • Y3 – Truepic
  • Y4 – Starling Lab
  • Y5 – Stanford Face2Face
  • Y6 – Fotoforensics

  • Z1 – Projeto Jornalístico Polígrafo
  • Z2 – Fact Check Observador

7. Prepara um diapositivo para cada “letra” de “6.”, com uma imagem e, no máximo, 7 termos-chave.

8. Analisa a imagem em anexo: escolhe e explica uma das estratégias de disseminação das fakenews, num diapositivo próprio, como uma imagem e mais 7 termos-chave, no máximo.

Aula3

9. Prepara o teu grupo e apresenta o teu trabalho à turma.

10. Preenche o questionário em anexo em colaboração com o teu grupo.
Os alunos poderão enviar um 2.º conjunto de respostas depois de verem onde erraram e onde acertaram.

Mais atividades de TIC em:


Publicidade