509 – O navegador (de páginas) Web

Aula invertida: youtube.com/playlist?list=PLdEQd8vitjF-TakDRN9mWo5nboiIlxeK-

Testar o seguinte procedimento previamente:

  • Nova janela (não anónima)
  • Visitar o canal do YouTube (Hugo Filipe)
  • Confirmar se é uma ligação segura
  • Adicionar o sítio Web aos marcadores (favoritos)
  • Remover o marcador
  • Adicionar o sítio Web aos marcadores (favoritos) no interior de uma pasta – o nome da pasta é o teu n.º de aluno
  • Remove o marcador e, depois, a pasta com o teu n.º de aluno
  • Remover os cookies e encerrar o separador

Vale a pena repetir o processo? Repete com o sítio Web da escola.
O professor irá realizar algumas atividades. Repara bem em todos os procedimentos.
Caso queiras, podes registar notas no teu caderno diário.

1. Inicia as aplicações de abertura e visualização de páginas da Web:

  • Microsoft Edge
  • Google Chrome

2. Visita o sítio Web da escola em cada um dos navegadores

3. No sítio Web da escola, procura e abre a página com a ementa semanal da cantina.

4. Adiciona esta página à barra de marcadores (favoritos).

5. Visita o sítio “Tutor Hugo Filipe” e adiciona-o à barra de marcadores, numa nova pasta “TIC”.

6. Visita o canal do YouTube do professor “Hugo Filipe” e adiciona-o à pasta “TIC” da barra de marcadores.

7. Confirma o bom funcionamento de todos os marcadores criados – solicita a presença do professor para conferir.

9. Escolhe uma das páginas abertas e verifica se é uma ligação segura – solicita a presença do professor para conferir.

10. Guarda a ementa como PDF e envia o ficheiro para o Classroom.

11. Envia também o ficheiro PDF da ementa via e-mail, com uma mensagem completa.

EXTRA🥇
Descobre a utilidade das seguintes teclas ou combinações de teclas nos navegadores:

  • Ctrl + 0, Ctrl + 1, Ctrl + 2, ou Ctrl + 3 se tiveres 4 separadores abertos.
  • Ctrl + p
  • Ctrl + t
  • Ctrl + w
  • Ctrl + Shift + t
  • Ctrl + u
  • Ctrl + F4
  • F12

Explora os conteúdos dos vídeos apresentados na lista de reprodução em anexo.

Critérios (domínios) de avaliação

  • Segurança, Responsabilidade e Respeito em Ambientes Digitais: detetar e interpretar os indícios sobre segurança digital.
  • Investigar e Pesquisar: pesquisar e encontrar os recursos.
  • Comunicar e Colaborar: utilizar aplicações adequadas e as suas funcionalidades.

Mais atividades de TIC em…
TIC5TIC6TIC7TIC8TIC9TIC E@D
G DocsG SitesInkscapeGIMPTinkercadAudacitymicro:bitScratchApp Inventor 2

Subscreve para receberes as novidades no e-mail 📧


Publicidade