Vídeo explicativo da atividade (exclusivo apoiantes) – o vídeo pode (deve?) ficar disponível para os alunos:
drive.google.com/file/d/1_Jv699uxYcKNXyeE1I6nYEvOQnw1fgru
O navegador (de páginas) Web
Aula invertida:
- Utilizar os marcadores (ou favoritos): https://youtu.be/jBgomcBKHaI
- youtube.com/playlist?list=PLdEQd8vitjF-TakDRN9mWo5nboiIlxeK-
O professor irá realizar algumas atividades. Repara bem em todos os procedimentos:
- Nova janela (não anónima)
- Visitar o canal do YouTube (Hugo Filipe)
- Confirmar se é uma ligação segura
- Adicionar o sítio Web aos marcadores (favoritos)
- Remover o marcador
- Adicionar o sítio Web aos marcadores (favoritos) no interior de uma pasta – o nome da pasta é o teu n.º de aluno
- Remove o marcador e, depois, a pasta com o teu n.º de aluno
1. Inicia as aplicações de abertura e visualização de páginas da Web:
- Microsoft Edge
- Google Chrome
2. Visita o sítio Web da escola em cada um dos navegadores
3. No sítio Web da escola, procura e abre a página com a ementa semanal da cantina.
4. Adiciona esta página à barra de marcadores (favoritos).
5. Visita o sítio “Tutor Hugo Filipe” e adiciona-o à barra de marcadores, numa nova pasta “TIC”.
6. Visita o canal do YouTube do professor “Hugo Filipe” e adiciona-o à pasta “TIC” da barra de marcadores.
7. Solicita a presença do professor para conferir o seguinte:⭐
- Todos os marcadores estão a funcionar.
- Todas as páginas apresentam ligações seguras.
- Elimina os marcadores e a pasta.
8. Guarda a ementa como PDF e envia o ficheiro para o Classroom.
9. Envia também o ficheiro PDF da ementa via e-mail, com uma mensagem completa e adequada à situação.
EXTRA ⭐
Descobre a utilidade das seguintes teclas ou combinações de teclas nos navegadores:
- Ctrl + 1, Ctrl + 2, Ctrl + 3, se tiveres 3 ou mais separadores abertos.
- Ctrl + p
- Ctrl + t
- Ctrl + w
- Ctrl + Shift + t
- Ctrl + u
- Ctrl + F4
- F12
Explora os conteúdos dos vídeos apresentados na lista de reprodução em anexo.
Critérios (domínios) de avaliação
- Segurança, Responsabilidade e Respeito em Ambientes Digitais: detetar e interpretar os indícios sobre segurança digital.
- Investigar e Pesquisar: pesquisar e encontrar os recursos.
- Comunicar e Colaborar: utilizar aplicações adequadas e as suas funcionalidades.
Mais atividades de TIC em…
TIC5 • TIC6 • TIC7 • TIC8 • TIC9 • TIC E@D
G Docs • G Sites • Inkscape • GIMP • Tinkercad • Audacity • micro:bit • Scratch • App Inventor 2
Subscreve para receberes as novidades no e-mail
Publicidade