O pseudocódigo e o pensamento computacional

Domínio
Criar e Inovar

AE: Conhecimentos, Capacidades e Atitudes
TIC5 Conhecer as potencialidades de diferentes aplicações digitais, por exemplo, de escrita criativa, explorando ambientes de programação
TIC5 Elaborar algoritmos no sentido de encontrar soluções para problemas simples (reais ou simulados), utilizando aplicações digitais, por exemplo: ambientes de programação, mapas de ideias, murais, blocos de notas, diagramas e brainstorming online
TIC5 e TIC6 Produzir artefactos digitais criativos, para exprimir ideias, sentimentos e conhecimentos, em ambientes digitais fechados

INTRODUÇÃO
Analisa o vídeo localizado em tutor.hugof.pt/o-pseudocodigo – o professor irá perguntar-te “o que é um pseudocódigo“!
Agora que já conheces o significado de pseudocódigo e também como construir um exemplo de pseudocódigo, chegou a altura de mostrares os teus conhecimentos. Podes formar um grupo com 2 elementos.

1. Cria um novo documento do Google Docs.

2. No documento que criaste no ponto 1, descreve, em grupo, pelas próprias palavras, o conceito de pseudocódigo (uma frase).

3. No mesmo documento Google Docs, escreve, em grupo, um exemplo de pseudocódigo para beber água de um copo (com água, já na tua mão).

4. E se o copo estiver:
– Vazio, mas ao lado de uma jarra de água?
– Noutra divisão ou espaço do edifício?
– Noutra divisão, guardado num armário com porta fechada?

5. Guarda e entrega o teu trabalho.

Mais atividades de TIC em:


Publicidade