Vídeo explicativo da atividade (exclusivo apoiantes) – o vídeo pode (deve?) ficar disponível para os alunos:
drive.google.com/file/d/18Hf-67RU7bDVltH_oX20u0oyZSaju8Ao

Exemplo de produto da atividade: docs.google.com/presentation/d/1ru84O5n9BULbJKjcixpmf-No5Lxof-ceYMLjQp80egE (copia aqui)

A Internet, a Web, o navegador e os motores de pesquisa online

Afinal, o que é a Internet? ⭐
Podemos acreditar em tudo o que está na Internet? ⭐
Quem foi que publicou o conteúdo que está na Internet? ⭐

1. Cria um novo slides para esta atividade e identifica-te no 1.º diapositivo.
2. Depois do professor explicar o que é a Internet, cria um diapositivo com o esquema “Título e duas colunas” e regista o teu entendimento sobre o assunto no Slides. *1

  • O professor irá pesquisar online utilizando a chave de pesquisa O que é a Internet?
  • Vamos ver também algumas imagens associadas à pesquisa.
  • Irá também forçar a que surjam apenas sítios “.pt”

3. Insere uma imagem sobre Internet.

4. Mas, como é que acontece a comunicação na Internet? Regista apontamentos após a explicação num novo diapositivo!

  • O prof. irá explicar a utilidade do endereço IP *2

5. Insere uma imagem sobre IP.

6. Um dos serviços mais utilizados da Internet é a World Wide Web. Regista apontamentos num novo diapositivo após a explicação!

  • O prof. irá explicar a utilidade dos navegadores Web e do URL (Uniform Resource Locator)

7. Insere duas imagens:

  • Uma sobre Web;
  • Outra sobre a estrutura do URL.

8. Existem várias formas de visitar (abrir) um sítio da Web (website). Regista as várias formas! *3

9. Como funciona o motor de pesquisa? Regista apontamentos num novo diapositivo após a explicação!

10. Insere duas imagens:

  • Uma sobre a cache do Google;
  • Outra sobre um data centre.

EXTRA! ⭐

  • Descobre e indica o nome e uma fotografia da pessoa que inventou a World Wide Web.
    Confirma este facto em 3 sítios diferentes da Web.
  • Descobre e apresenta uma imagem com a estrutura do endereço de e-mail.
  • Explora o sítio submarinecablemap.com e indica ao professor qual é o assunto aqui abordado.

*1 Rede internacional de redes, vários serviços (WWW, FTP, e-mail, etc.), protocolos (regras) que possibilitam a comunicação entre diferentes sistemas.

*2 Tal como acontece com a comunicação em sala de aula, temos que identificar o recetor da mensagem a enviar. Quando um equipamento se liga à Internet recebe um código que o identifica: o endereço IP (Internet Protocol). Cada sítio da Web também tem o seu IP, que é traduzido para texto através do DNS (Domain Name System)

*3 Escrever o seu endereço (URL) num navegador Web; Procurar o seu endereço num motor de pesquisa; Carregar na hiperligação (link, URL) que esteja numa mensagem de e-mail, num documento, conversação, noutro website, num favorito/marcador, etc.

Referências

  • hostinger.pt/tutoriais/url
  • si.tecnico.ulisboa.pt/servicos/servidores-e-dados/paginas-web/o-que-e-um-url/
  • pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_World_Wide_Web
  • web.fe.up.pt/~goii2000/M2/3-enderecoemail.htm
  • https://youtu.be/1jsEsnC8BCU

 

Mais atividades de TIC em…
TIC5TIC6TIC7TIC8TIC9TIC E@D
G DocsG SitesInkscapeGIMPTinkercadAudacitymicro:bitScratchApp Inventor 2

Subscreve para receberes as novidades no e-mail


Publicidade