Combater o Cyberbullying
Domínios + AE: Conhecimentos, Capacidades e Atitudes
Segurança, Responsabilidade e Respeito em Ambientes Digitais
– Compreender a necessidade de práticas seguras de utilização das ferramentas digitais e de navegação na Internet e adotar comportamentos em conformidade;
– Entender as regras para criação e utilização de palavras-chave seguras.
Investigar e Pesquisar (todos)
Colaborar e Comunicar
– Selecionar as soluções tecnológicas mais adequadas para a realização de trabalho colaborativo e comunicação que se pretendem efetuar no âmbito de atividades e/ou projetos
Criar e Inovar
– Produzir artefactos digitais criativos, para exprimir ideias, sentimentos e conhecimentos, em ambientes digitais fechados
Atividades
A.
Visita um dos seguintes sítios da Web e analisa os conteúdos:
– https://www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt
– https://expresso.pt/pesquisa?q=cyberbullying
– https://pplware.sapo.pt/resultados-da-pesquisa/?q=cyberbullying
B.
Cria um cartaz através da aplicação mais adequada (Slides, Docs, outro?), baseado num dos sítios anteriores, como resposta a este trabalho.
C.
Analisa os seguintes websites:
!!! Cuidado ao abrir LINKS !!!
– tutor.hugof.pt/mas-noticias-estamos-no-top-10
– tutor.hugof.pt/seguranca-4-senhas-fortes
D.
Inicia um navegador de páginas Web, em modo anónimo, e acede a um dos seguintes websites:
!!! NÃO INTRODUZIR A SENHA VERDADEIRA!!!
– https://password.kaspersky.com/
– http://www.passwordmeter.com/
– https://www.security.org/how-secure-is-my-password/
E descobrir se uma senha parecida à tua, afinal, é forte?
E.
Cria uma animação na aplicação de apresentações digitais:
– Um diapositivo com uma imagem de fundo, associada ao cyberbullying ou à importâncias da utilização de senhas “fortes”;
– Balões de diálogo com conselhos sobre o que fazer ou não fazer;
– Animação automaticamente sincronizada – vê o exemplo em anexo;
– Ou, caso tenhas OUTRA IDEIA, conversa com o teu professor. 😉
Caso necessites, vê o tutorial – mas NÃO PUBLIQUES A TUA APRESENTAÇÃO:
Mais atividades de TIC em:
Publicidade