Vídeo explicativo da atividade (exclusivo apoiantes) – o vídeo pode (deve?) ficar disponível para os alunos:
(drive.google.com/file/d/1UxXG8SfZoZDvgYQ5LtgSwMTBC-iHd4tN)

Cyberbullying, denúncia e pesquisas online (PES)

A importância da denúncia de abusos e do bloqueio de abusadores: o professor exemplifica com o caso do YouTube.

AULA 1 de 2
1. Cria o suporte mais adequado para que registes os teus apontamentos (docsslides?).

2. Escolhe uma das seguintes redes sociais:

  • Instagram
  • Facebook
  • Snapchat
  • TikTok
  • Twitter
  • Outra plataforma? Apresenta a proposta dessa “outra rede” ou “plataforma” ao professor.

3. Realiza uma pesquisa online: tentar encontrar (no mínimo) dois sítios da web que indiquem tipos de abusos que acontecem mais frequentemente na plataforma (rede social) escolhida.
– Visita um motor de pesquisa online e pesquisa sobre “abuso”, “perigos”, “ameaças”, “depressão”, “cyberbullying”, etc., e “NOME-DA-REDE-SOCIAL”

  • Que pesquisas realizar online?
    Listar aqui as propostas dos alunos sobre o exemplo YouTube.*

– Regista o URL dos sítios que referem os problemas habituais com essa rede social

4. Encontra a página oficial de apoio às denúncias e à segurança da rede social:
 Combina os termos “cyberbullying”, “denunciar”, “conteúdo”, “impróprio”, etc., com “NOME-DA-REDE-SOCIAL”

– Tenta encontrar a página oficial da rede social escolhida que indique COMO PROCEDER perante atitudes de abuso ou de violação das regras da Netiqueta

– Regista o URL dessa página; aceitam-se páginas “pt-BR” ou “pt-PT“! (10 minutos)

AULA 2 de 2
Criar e produzir um tutorial
(trabalho de grupo, com um máximo de 2 elementos para criar um cartaz de forma colaborativa)

Convite para o Canvahttps://www.canva.com/brand/join?token=oVYkkE4LEPhyqP0xEu4owA&brandingVariant=edu&referrer=team-invite

Pensa, discute, planifica e prepara um cartaz de remediação (denúncia, bloqueio, etc.) sobre aproximações abusivas e agressões que acontecem nas redes sociais online (ver anexo “Cartaz Digital“) – aborda os seguintes pontos:

  • Bloquear contas ou utilizadores.
  • Denunciar contas ou utilizadores.
  • Denunciar agressões ou outros abusos.

Finalizar o cartaz (analisa os anexos) – estes itens serão avaliados:

  • Cores, tipos de letra ou outros efeitos visuais do texto.
  • Animação, transição ou outras melhorias.
  • Publicação da apresentação.
  • URLs das páginas obtidas na aula anterior, durante a fase de investigação sobre os problemas da plataforma.
  • Licença Creative Commons
  • Código QR (https://youtu.be/I_m76ABdZig) e URL para página de ajuda oficial da plataforma.

*: (singular ou plural dos termos) abuso, agressão, assédio, psicológico, mental, dano, malefício, vício, desafio, desinformação, fake, cyberbullying, bullying

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