805.a – Introdução à construção de sítios da Web

Vídeo explicativo da atividade (exclusivo apoiantes) – o vídeo pode (deve?) ficar disponível para os alunos:
drive.google.com/file/d/1ZRY0V5MViiDpawdJJQ-X2F_5E5D4IG2G

✅ 805.a – Introdução à construção de sítios da Web (2 a 3 aulas)

Qual é a diferença entre sítio da Web e página da Web? ⭐
A. Descobrir e conhecer o Google Sites através da criação de um website temático sobre um assunto ao teu gosto
1. Numa aula, explora as plataformas – sempre que descobrires algo novo, podes partilhar com a turma
  • O serviço de criação de páginas e sítios da Web da tua conta Google: sites.google.com
  • A plataforma de criação de sítios online Wix: pt.wix.com

2. Cria um sítio com:

  • No mínimo, 4 páginas diferentes (a página de entrada é contabilizada) sobre um tema* à tua escolha e adequado ao contexto escolar.
  • Uma das páginas deverá conter os URLs (endereços) dos vários recursos ou conteúdos obtidos online.
  • Um menu de navegação.
  • O maior número de recursos ou funcionalidades que conseguires.

3. Adiciona o professor como colaborador do teu website.

4. Experimenta “ver” o teu website SEMPRE em modo anónimo e em navegadores de páginas da Web diferentes.

5. Entrega o “link” do teu website temático:

  • O link de edição do teu website deve ser colocado no Classroom como comentário privado a este trabalho.
  • O link final do teu website, obtido após a publicação da versão final, deve ser entregue no Classroom.

6. Podes visionar:

B. Avalia o teu trabalho através do documento de autoavaliação pré-entregue.
Exclusivo apoiantes: docs.google.com/spreadsheets/d/1DB6-EFfkFxt1SY2JTMgalgxDZPXz5ivJ-YWv8FUl_Yw
Copiar o documento aqui.

C. Depois de publicar o website, envia uma mensagem de e-mail (completa) ao professor onde resumes e avalias este teu trabalho:

  • Eventuais dificuldades sentidas.
  • Justificação da utilidade do sítio Web criado.
  • Eventuais pontos a melhorar.

*: ATENÇÃO!
a. Os conteúdos publicados devem corresponder à “verdade factual” e deverão ser apresentadas as fontes da informação.
b. No caso de se utilizarem dados fictícios, os visitantes devem ser informados.

EXTRA! ⭐
Podes experimentar e utilizar funcionalidades não abordadas nos tutoriais.

Mais atividades de TIC

TIC5TIC6TIC7TIC8TIC9TIC E@D
G DocsG SitesInkscapeGIMPTinkercadAudacitymicro:bitScratchApp Inventor 2

Subscreve para receberes as novidades no e-mail


Publicidade




Partilha este artigo e ajuda os teus contactos