803 – Segurança e privacidade na Web
O modelo de negócio das redes sociais online.
Os cookies e a segurança e a privacidade online.
Quanto custa criar uma conta numa rede social online?
É fácil “perder” muito tempo a utilizar uma rede social? É divertido?
A interface das redes sociais são agradáveis?
Qual é o preço da instalação das apps das redes sociais?
Como é que as redes sociais pagam o salário aos (milhares de) funcionários?
Então, qual é o verdadeiro pr€ço da utilização das redes sociais online?
A. Prevenir a fuga de dados pessoais
1. Procura e abre as definições de preenchimento automático.
2. Descobre se o navegador de páginas Web tem alguma informação guardada – elimina a informação em caso positivo se se tratar do PC da sala e não do teu portátil. O PC da sala, tratando-se de um equipamento de acesso livre, não deveria ter nenhuma credencial guardada.
3. Cola uma captura da secção de preenchimento automático do teu browser.
B. O que são ou para que servem os cookies das páginas da Web?
Exemplificar com o modo escuro na pesquisa Google
1. Investiga o assunto individualmente ou em grupos de 2:
a) Pesquisando e consultando sítios Web de Portugal apenas – caso necessites, consulta o tutorial em anexo que mostra como obter websites portugueses apenas. https://youtu.be/8h604PtclMk
b) Consulta as notícias em anexo
c) Vê o vídeo em anexo. https://youtu.be/SSSoXUMcmr4
2. Cria um diapositivo para a tua explicação e indica o(s) sítio(s) Web consultado(s).
C. Remover os cookies https://youtu.be/8h604PtclMk
1. Repara no cadeado 🔒 antes do URL (endereço https://) da página do Classroom.
a) Carrega nesse cadeado e descobre se ou como é possível eliminar os cookies dessa sessão.
b) Experimenta eliminar os cookies desta página do Classroom; o que acontece? Solicita a presença do professor para explicares.
2. Cria uma um diapositivo com uma captura do mecanismo de eliminação dos cookies da sessão.
3. Em modo anónimo, noutro navegador de páginas web, acede à página Web de duas redes sociais online e de duas loja online:
a) Analisa os cookies em utilização.
b) Apresenta uma captura do painel que revelou esses cookies no diapositivo criado em C.2.
EXTRA! 🥇
Caso queiras saber mais sobre privacidade online vê os vídeos em https://youtu.be/BX5bLV9pa5U em https://youtu.be/x5xKzxNUN7k e em https://youtu.be/SFswjH7jSGc e indicar sugestões de privacidade num novo diapositivo.
ANEXOS
- https://pplware.sapo.pt/google/dica-descubra-toda-a-informacao-que-a-google-tem-recolhido-sobre-si/
- https://www.publico.pt/2018/12/29/tecnologia/noticia/ano-obito-privacidade-vida-privada-1856018
- https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/internet/2020-08-15-instagram-manteve-imagens-e-mensagens-nos-servidores-mesmo-depois-de-utilizadores-as-apagarem/
- Descobre, elimina ou bloqueia os COOKIES 🍪 (espiões? 🕵️) no teu computador 💻 https://www.youtube.com/watch?v=SSSoXUMcmr4
- Privacidade no Windows 11: https://youtu.be/x5xKzxNUN7k
- Privacidade na Web e pegada digital (com o Brave): https://youtu.be/BX5bLV9pa5U
- Limitar pesquisas no Google 🔍 a APENAS UM país 🌍 https://www.youtube.com/watch?v=8h604PtclMk
Mais atividades de TIC
TIC5 • TIC6 • TIC7 • TIC8 • TIC9 • TIC E@D
G Docs • G Sites • Inkscape • GIMP • Tinkercad • Audacity • micro:bit • Scratch • App Inventor 2
Subscreve para receberes as novidades no e-mail 📧
Publicidade