Vídeo explicativo da atividade (exclusivo apoiantes) – o vídeo pode (deve?) ficar disponível para os alunos:
drive.google.com/file/d/13VCkjvKs1z14_rr6ruOxnAjl7u8ruB3g
Ferramentas de comunicação online ⚗️✅
INTRODUÇÃO
Existem várias ferramentas ou técnicas de comunicação online, mas…
…Qual é a vantagem de cada uma?
…Em que situação (ou situações) uma é mais adequada que outra(s)?
1. Organiza um grupo de dois elementos.
2. Escolhe uma ferramentas de comunicação online para o teu grupo: tens 15 minutos para investigares e, depois, tentar explicar à turma o objetivo e o funcionamento da ferramenta escolhida:
- Rede social online;
- E-mail (e-mail service);
- Mensagem instantânea ou conversação (chat, instant messaging);
- Fórum de discussão;
- Grupos de discussão;
- Streaming;
- Áudio ou videoconferência;
- Websites, blogs.
3. Trabalho colaborativo:
- Irá ser criado um documento de texto online, PARTILHADO com os alunos da turma PARA EDIÇÃO.
É importante referir que:
– Todas as alterações ficarão registadas no documento, indicando QUEM alterou O QUÊ.
– Perante um procedimento errado num documento partilhado (de trabalho colaborativo), há que desfazer as alterações realizadas (ctrl + z?). - Depois de um título adequado, criar uma tabela com 2 linhas e 4 colunas (4×2):
Ferramenta + Definição + Casos de utilização + Serviços (apps, sítios Web, URLs, tutoriais)Apoiantes: O documento com a tabela está disponível em docs.google.com/document/d/1RY9pojn9YLqlybCaIG9tNdJUy_3SeII7i_0yZTMnA8E, mas a ideia é convidar os alunos a construir o documento, elemento a elemento, no computador do professor, enquanto os outros alunos aguardam pelo acesso ao mesmo documento.
3. ONLINE (E@D)
- Cada aluno cria o seu documento de texto
- Depois de um título adequado, criar uma tabela com 2 linhas e 4 colunas (4×2)
Ferramenta + Definição + Casos de utilização + Serviços (apps, sítios Web, URLs, tutoriais)
4. Preenche o questionário disponível em forms.gle/KPNjXSvmB5xtQ3Qw7
- Copiar o questionário (exclusivo apoiantes): docs.google.com/forms/d/1j4lASDKks1ZzTu5FcQebHjERKegisxpZQTk-QtqmnG0/copy