Vídeo explicativo da atividade (exclusivo apoiantes) – o vídeo pode (deve?) ficar disponível para os alunos:
drive.google.com/file/d/13VCkjvKs1z14_rr6ruOxnAjl7u8ruB3g

Ferramentas de comunicação online ⚗️✅

INTRODUÇÃO
Existem várias ferramentas ou técnicas de comunicação online, mas…
…Qual é a vantagem de cada uma?
…Em que situação (ou situações) uma é mais adequada que outra(s)?

1Organiza um grupo de dois elementos.

2. Escolhe uma ferramentas de comunicação online para o teu grupo: tens 15 minutos para investigares e, depois, tentar explicar à turma o objetivo e o funcionamento da ferramenta escolhida:

  • Rede social online;
  • E-mail (e-mail service);
  • Mensagem instantânea ou conversação (chat, instant messaging);
  • Fórum de discussão;
  • Grupos de discussão;
  • Streaming;
  • Áudio ou videoconferência;
  • Websitesblogs.

3. Trabalho colaborativo:

  • Irá ser criado um documento de texto online, PARTILHADO com os alunos da turma PARA EDIÇÃO.
    É importante referir que:
    – Todas as alterações ficarão registadas no documento, indicando QUEM alterou O QUÊ.
    – Perante um procedimento errado num documento partilhado (de trabalho colaborativo), há que desfazer as alterações realizadas (ctrl + z?).
  • Depois de um título adequado, criar uma tabela com 2 linhas e 4 colunas (4×2):
    Ferramenta + Definição Casos de utilização + Serviços (apps, sítios Web, URLs, tutoriais)Apoiantes: O documento com a tabela está disponível em docs.google.com/document/d/1RY9pojn9YLqlybCaIG9tNdJUy_3SeII7i_0yZTMnA8E, mas a ideia é convidar os alunos a construir o documento, elemento a elemento, no computador do professor, enquanto os outros alunos aguardam pelo acesso ao mesmo documento.

3. ONLINE (E@D)

  • Cada aluno cria o seu documento de texto
  • Depois de um título adequado, criar uma tabela com 2 linhas e 4 colunas (4×2)
    Ferramenta + Definição Casos de utilização + Serviços (apps, sítios Web, URLs, tutoriais)

4. Preenche o questionário disponível em forms.gle/KPNjXSvmB5xtQ3Qw7