Um aviso: concentra-te na tua reunião!

Nos últimos tempos temos reunido bastante online, seja através do Meet, do Zoom ou do Skype.

Lembras-te de todos os conselhos para as reuniões online, mais concretamente do conselho n.º 8?

Se tens o hábito de estar na reunião a realizar outras tarefas (por exemplo, a conversar no chat, em inglês, side-chatting), tem cuidado.
É que, segundo esta notícia (fastcompany.com/90570509/this-horrifying-zoom-hack-will-deter-you-from-ever-side-chatting-again) um grupo de investigadores da Universidade do Texas conseguiram criar um software (uma app) capaz de adivinhar o que as pessoas escrevem durante as reuniões com uma eficácia de 93%!

Como é que adivinham?

Através da câmara Web dos PCs dos vários participantes, que filma os ombros destes e as pequenas oscilações físicas que realizam enquanto escrevem no teclado. Segundo esta notícia, as alterações nos píxeis que denunciam o movimento dos ombros são suficientes para que um algoritmo adivinhe as teclas pressionadas, formando palavras e frases de forma automática.

Pois é.

Mas, os portugueses podem ficar descansados, para já. É que esse algoritmo foi treinado apenas para a língua inglesa e não é totalmente eficaz. Por exemplo, não consegue detetar com muito sucesso palavras descontextualizadas ou complexas, como senhas e outros termos mais específicos… Para já!
A situação piora com pessoas com cabelo comprido, roupa demasiado larga, ou com baixa iluminação.

Portanto, será uma questão de tempo até conjugarem o movimento dos ombros, com o movimento dos olhos e as micro expressões faciais…
Ou não? 🤔

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *