Reiniciar os equipamentos digitais (quando?)

Queremos equipamentos rápidos e sempre disponíveis, certo? 🙄 De certa forma, isso depende de nós! 🤓

Em contexto pessoal ou em contexto laboral, esperamos nós (os utilizadores) que os equipamentos digitais (telemóveis, computadores, tablets, etc.) sejam úteis e estejam sempre ao nosso serviço, sem lentidão (lag), sem bloqueios, ou outro tipo de problemas.

Apesar dos avanços na criação dos sistemas operativos mais recentes (Windows, Android, iOS, MacOS, entre outros) e nos mecanismos de gestão e de manutenção do sistema, os principais problemas de diminuição da estabilidade (bloqueios, bugs e crashes) e da diminuição da capacidade de resposta (“lentidão”) estão relacionados com a utilização prolongada e ininterrupta (sem reiniciar) do sistema operativo e com a utilização de variadas aplicações.

Segundo um artigo da WIRED, reiniciar (desligar e voltar a ligar) os equipamentos irá certamente ajudar nestes problemas, porque irá limpar a memória RAM (a memória onde são guardadas as apps em utilização) e a memória cache (memória temporária) dessas apps.

Mais, esta operação deverá ser realizada frequentemente:

  • Telemóveis (smartphones) e tablets
    Reiniciar, no mínimo, uma vez por semana
  • Computadores (portáteis, laptops, ou de secretária, desktops)
    Reiniciar, no mínimo, uma vez por dia, e sempre depois de instalar aplicações
  • Wi-Fi routers e outros equipamentos (smartTVs e outros equipamentos “inteligentes”)
    Reiniciar, no mínimo, uma vez por mês.
    Desligar da ficha elétrica e aguardar cerca de 30 segundos antes de voltar a ligar.

Atenção! Antes de reiniciar o telemóvel, certifica-te de que te lembras do PIN do cartão SIM. 🙂

Fonte: wired.com/story/how-to-reboot-your-gadgets

Partilha este artigo e ajuda os teus contactos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.