Projeto TecnIC – Raiz Editora

Como professor (de informática), dou valor aos manuais escolares.
Os atuais manuais escolares são uma boa referência para os professores organizarem as suas atividades letivas e outras iniciativas pedagógicas, para além de servirem de base à aprendizagem dos alunos.
Atualmente, esses documentos apresentam conteúdos convergentes com as orientações oficiais em vigor (perfil do aluno e aprendizagens essenciais), cadernos de fichas, sugestões de atividades, planificações, rubricas de avaliação, etc.

Contudo, a meu ver, o próprio manual, no seu formato físico em papel, tem uma grande limitação: a inevitável obsolescência, muito acelerada na área da informática.
É por essa razão que tenho divulgado algumas propostas de atividades (atualizadas e frequentemente revistas) para a disciplina de TIC no sítio https://tutor.hugof.pt – atividades que ponho em prática no meu quotidiano e que, muitas vezes, são sucessivamente ajustadas e aperfeiçoadas. Esta partilha que realizo é algo que me dá prazer. Mas, espero que também seja útil.

Explico o meu argumento com um exemplo: os manuais que abordam, descrevem ou ilustram aplicações ou serviços digitais, mostrando a interface ou fazendo referência aos procedimentos práticos (interação com menus, botões, janelas ou outras interfaces) perdem alguma utilidade quando esse serviço ou aplicação sofre alterações estéticas, funcionais ou de outro tipo. É o caso da aplicação de edição de áudio Audacity, cuja versão 3.1.3, com alterações de interface e de funcionamento, durou 9 meses. Entretanto, surgiu a versão 3.2 com mais alterações na interface. Até o meu tutorial de introdução à aplicação ficou desatualizado! 😅 Mas, em breve sairá um novo tutorial. 😁 Eis a vantagem e a rapidez do formato digital.
Essa limitação poderia então ser solucionada com uma versão digital do manual, onde seria mais fácil e rápido atualizar os conteúdos. Por outro lado, para já mais prático, as atualizações dos conteúdos dos manuais poderiam chegar aos professores em pequenos suplementos, por exemplo, sob a forma de boletins digitais divulgados periodicamente (newsletters).

Recentemente integrei a equipa de formadores do projeto TecnIC, o manual de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) da Raiz Editora – um feliz acontecimento, uma vez que, de toda a oferta existente, o TecnIC é o meu manual preferido.
Então, juntamente com os autores Lurdes Xambre e o Eduardo Roque e a equipa editorial da Raiz Editora, já se deu início à divulgação das newsletters com conteúdos atuais e sugestões para os professores de TIC. Mas, ainda agora começámos; poderão existir mais iniciativas a curto, médio e longo prazo para adaptar o formato “tradicional” dos manuais às reais necessidades dos professores de informática. Até o formato da própria newsletter está a evoluir – aqui, seria bom ter o feedback dos destinatários sobre as mesmas.
É esta a minha preocupação enquanto co-autor do projeto TecnIC: conseguir uma resposta completa (perfeita?) para professores e alunos da disciplina de TIC, ultrapassando o “problema” inerente ao formato físico. Um desafio difícil, mas não impossível.

Por falar em evolução, entretanto, caso tenhas sugestões construtivas sobre os assuntos aqui tratados, por favor, comenta este texto ou envia uma mensagem para tutor@hugof.pt

A união faz a força. Se todos contribuirmos para a mesma causa, o resultado só poderá ser algo muito positivo para todos! 😊

Grato pela tua atenção.
Um abraço, boa continuação, volta em breve e até breve! 🤩

Partilha este artigo e ajuda os teus contactos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.