As redes sociais possibilitam a partilha de vários tipos de conteúdos.
Quem tem um perfil partilhado, ou seja, uma página, secção ou área visível, e que o queira divulgar, consegue realizar melhor essa tarefa personalizando-o, tornando-o único e idealmente, inesquecível ou, no mínimo, fácil de recordar ou de associar.
Chama-se a isto URL ou endereço social personalizado.
Há várias vantagens em personalizar o URL (link ou endereço) do perfil das redes sociais
- Maior facilidade em memorizar o endereço do perfil do utilizador
- Mostra de uma integração e completo (?) domínio da rede social
- Coerência de imagem e de representação online
- Prova de identidade genuína (!)
Eis as instruções para aceder e proceder à personalização do URL
Facebook (0:45)
Clique no “Menu” ou na “seta” no canto superior direito + Definições + clique em “Nome de utilizador” + alterar o URL
Twitter (1:18)
Clique na foto miniatura no canto superior direito + Configurações + clique no botão “Editar perfil” localizado no lado direito, após a imagem de fundo da conta + na coluna da direita, alterar o URL
Linkedin (2:02)
Clique em Perfil (menu do topo) + Editar perfil + aproximar o cursor do rato ao URL/endereço Web um pouco depois (por baixo) da fotografia de utilizador + clique na roda dentada + procurar o texto “URL do seu perfil público” na coluna da direita + alterar e esperar que o URL pretendido esteja ainda disponível! 🙂
Google+ (3:01)
no canto superior esquerdo, clique em Perfil + no menu, por baixo da imagem, clique em “Informações” + na etiqueta “Links”, clique em “Editar” + alterar o URL