Um ano “intenso”, uma partilha sincera e um convite

TutorOlá! 🙂

Faz hoje um ano que publiquei este assunto: https://tutor.hugof.pt/classroom-1-introducao-geral/

Tratava-se de um tutorial em vídeo para professores, de introdução ao Google Classroom (GC) um Sistema de Gestão de Aprendizagens (Learning Management System ou LMS, em inglês) bastante popular. Depois viriam os vídeos para alunos e outros para professores, sobre este e outros temas.

O projeto “Tutor Hugo” aguardava ver a luz do dia há bastante tempo, muito devido ao número de horas que um dia contém – apenas 24! 😁 Outras atividades relegavam o “Tutor” para 2.º e 3.º planos. Mas, a pandemia veio mudar tudo.

Assim se iniciava uma saga de vários tutoriais em vídeo, com o intuito de ajudar a compreender o funcionamento a conhecer as várias funcionalidades de aplicações e serviços online. Em determinada altura, a quantidade de vídeos sobre o mesmo tópico era tal que senti necessidade de alterar a organização gráfica deste sítio (tutor.hugof.pt) e criar os “índices” (páginas indexadoras de vários tutoriais por temas).

Aproveito para deixar aqui os vários índices criados – poderá ser útil:

Adicionalmente também dotei este sítio e o meu canal do YouTube com publicidade, para fazer face aos custos de todos os recursos envolvidos e necessários para esta “obra”. No campo do patrocínio poderão existir novidades em breve! 🤩 Poderão… 🙄

Seja como for, existe uma lista crescente de ideias para mais tutoriais, e os meus alunos irão necessitar de editar imagens (Inkscape e GIMP) e de programar dispositivos móveis (programação Android) ainda durante este ano letivo. Este será certamente o foco da minha atenção durante o mês de abril. Mas haverá certamente tempo para continuar a atualizar os subscritores deste sítio e das várias redes sociais (ligações no cabeçalho e no rodapé) sobre todos os outros temas.

Mantenho a mesma opinião: a informática (e as Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC) devem ser utilizadas de forma crítica, apenas quando for proveitoso ou quando rentabilizar de facto um determinado processo.
Cá estarei para simplificar, procurar explicar e partilhar o que entendo por boas práticas.

Por último, convido-te a comentar este artigo, ou a fazer-me chegar a tua opinião (construtiva, claro! 😊) sobre um tema, aplicação ou serviço que gostarias de ver explorado por mim através de tutoriais em vídeo.

Contacta-me através deste website, por e-mail ou através de uma mensagem nas redes sociais! 😎
Espero que estejas bem. Saúde! 🤓

És uma pessoa espetacular! 😍 Agradeço teres lido esta mensagem até ao fim. 🥰

Partilha este artigo e ajuda os teus contactos

5 Comments

  1. Boa tarde, caro Colega Hugo

    Foi, para mim, uma ajuda gigantesca da qual tirei/ continuo a tirar o máximo proveito.
    Agradeço do CRAÇÃO toda a ajuda desinteressada que é muito difícil, neste nosso mundo, de encontrar… MUITO OBRIGADO!

    Saúde!

  2. Bom dia colega.
    Embora seja da área da matemática, também, por imposição da escola, vi-me a dar TIC a alunos do 7°, 8° e 9°.
    Todo o material que disponibilizou ao longo do ano anterior e também deste ano letivo, foi uma mais valia, muito obrigada pela partilha. Porque nem sempre é fácil arranjar atividades e quando não se tem uma sala de informática, que foi desativada por causa da pandemia, e passamos a dar aulas no presencial através de telemóvel, é muito complicado.
    O meu muito obrigada.

  3. Apenas um sincero e grande Obrigada
    É por isto que vale a pena pensar que o mundo irá ser melhor
    Abraço
    Cristina

Leave a Reply