Vídeo explicativo da atividade (exclusivo apoiantes) – o vídeo pode (deve?) ficar disponível para os alunos:
drive.google.com/file/d/1ZRY0V5MViiDpawdJJQ-X2F_5E5D4IG2G
✅ 805.a – Introdução à construção de sítios da Web (2 a 3 aulas)
goodtools.substack.com/p/web-design-inspiration-examples-good
1. Numa aula, explora as plataformas – sempre que descobrires algo novo, podes partilhar com a turma ⭐
- O serviço de criação de páginas e sítios da Web da tua conta Google: sites.google.com
- A plataforma de criação de sítios online Wix: pt.wix.com
2. Cria um sítio com:
- No mínimo, 4 páginas diferentes (a página de entrada é contabilizada) sobre um tema* à tua escolha e adequado ao contexto escolar.
- Uma das páginas deverá conter os URLs (endereços) dos vários recursos ou conteúdos obtidos online.
- Um menu de navegação.
- O maior número de recursos ou funcionalidades que conseguires.
3. Adiciona o professor como colaborador do teu website.
4. Experimenta “ver” o teu website SEMPRE em modo anónimo e em navegadores de páginas da Web diferentes.
5. Entrega o “link” do teu website temático:
- O link de edição do teu website deve ser colocado no Classroom como comentário privado a este trabalho.
- O link final do teu website, obtido após a publicação da versão final, deve ser entregue no Classroom.
6. Podes visionar:
- Os vídeos sobre o Google Sites apresentados na lista em anexo: youtube.com/playlist?list=PLdEQd8vitjF_1Yj3Wyumjd8nZi03qKWTW
- O vídeo sobre o Wix apresentado em tutor.hugof.pt/cria-um-site-moderno-com-o-wix
B. Avalia o teu trabalho através do documento de autoavaliação pré-entregue.
Exclusivo apoiantes: docs.google.com/spreadsheets/d/1DB6-EFfkFxt1SY2JTMgalgxDZPXz5ivJ-YWv8FUl_Yw
Copiar o documento aqui.
C. Depois de publicar o website, envia uma mensagem de e-mail (completa) ao professor onde resumes e avalias este teu trabalho:
- Eventuais dificuldades sentidas.
- Justificação da utilidade do sítio Web criado.
- Eventuais pontos a melhorar.
*: ATENÇÃO!
a. Os conteúdos publicados devem corresponder à “verdade factual” e deverão ser apresentadas as fontes da informação.
b. No caso de se utilizarem dados fictícios, os visitantes devem ser informados.
EXTRA! ⭐
Podes experimentar e utilizar funcionalidades não abordadas nos tutoriais.
Mais atividades de TIC
TIC5 • TIC6 • TIC7 • TIC8 • TIC9 • TIC E@D
G Docs • G Sites • Inkscape • GIMP • Tinkercad • Audacity • micro:bit • Scratch • App Inventor 2
Subscreve para receberes as novidades no e-mail
Publicidade