Vídeo explicativo da atividade (exclusivo apoiantes) – o vídeo pode (deve?) ficar disponível para os alunos:
(drive.google.com/file/d/12YBKnMtc-Kcu75_zN_uv-1nYCxXoHszx)
Imagens pessoais e o cyberbullying (PES)⚗️✅
INTRODUÇÃO
As fotografias e os vídeos são um formato que despertam muito interesse.
Estes formatos são explorados por plataformas como o YouTube, Instagram, TikTok para expor publicidade aos seus utilizadores.
Mas, o que acontecerá quando as pessoas partilham demais (rompimentos de amizades)?
E depois de publicar fotografias, continuamos a ter direitos de autor sobre os conteúdos partilhados?
TAREFA
Individualmente (ou em grupos de 2 alunos formados pelo professor) preenche e submete o formulário em anexo com as informação solicitada nos seguintes pontos.
Regista no teu caderno as observações que entenderes.
1. Acede a um motor de pesquisa e tenta encontrar uma notícia de um periódico sobre Informática (alojado nos servidores do domínio sapo.pt) sobre um problema na plataforma Telegram, relacionada com a Inteligência Artificial (IA) publicada em outubro de 2020 – poderá ser necessário definir um intervalo de tempo no motor de pesquisa. Obtém o URL (link) da notícia.
2. Realiza uma captura (print screen?) da tua pesquisa.
3. Depois de ler atentamente o texto da notícia, indica:
- A data de publicação.
- Descreve o acontecimento abordado na notícia.
- O Sr. Giorgio Patrini, CEO da Sensity, faz um aviso nesta notícia. É um aviso sobre o quê?
- Tenta colocar-te na posição das vítimas desta situação. O que achas que elas sentiram?
- Como é que as vítimas poderiam ter agido para evitar este problema? O que poderiam ter feito?
4. Obtém os endereços das páginas Web de várias plataformas online de apoio à denúncia de abusos ou de bloqueio, como em casos de cyberbullying (ou outras formas de aproximação abusiva) – entre 3 e 5 plataformas diferentes.
- Que chave de pesquisa utilizar?
- Que websites devemos visitar?
- TikTok, YouTube, WhatsApp, Facebook, Instagram, Twitter, Telegram, Snapchat, LinkedIn, Pinterest, Mastodon, etc.
Submete as respostas nos campos do formulário em https://forms.gle/wt762H8gXieH97y98
Prof.: copiar o formulário: https://docs.google.com/forms/d/1T09rSEU65tBVbtJy2G1cnPpUP5_DhXDshpoCYepZSKA/copy
Mais atividades de TIC
TIC5 • TIC6 • TIC7 • TIC8 • TIC9 • TIC E@D
G Docs • G Sites • Inkscape • GIMP • Tinkercad • Audacity • micro:bit • Scratch • App Inventor 2
Subscreve para receberes as novidades no e-mail
Publicidade