Vídeo explicativo da atividade (exclusivo apoiantes) – o vídeo pode (deve?) ficar disponível para os alunos:
(drive.google.com/file/d/12YBKnMtc-Kcu75_zN_uv-1nYCxXoHszx)

Imagens pessoais e o cyberbullying (PES)⚗️✅

INTRODUÇÃO
As fotografias e os vídeos são um formato que despertam muito interesse.
Estes formatos são explorados por plataformas como o YouTube, Instagram, TikTok para expor publicidade aos seus utilizadores.
Mas, o que acontecerá quando as pessoas partilham demais (rompimentos de amizades)?
E depois de publicar fotografias, continuamos a ter direitos de autor sobre os conteúdos partilhados?

TAREFA
Individualmente (ou em grupos de 2 alunos formados pelo professor) preenche e submete o formulário em anexo com as informação solicitada nos seguintes pontos.
Regista no teu caderno as observações que entenderes.
1. Acede a um motor de pesquisa e tenta encontrar uma notícia de um periódico sobre Informática (alojado nos servidores do domínio sapo.pt) sobre um problema na plataforma Telegram, relacionada com a Inteligência Artificial (IA) publicada em outubro de 2020 – poderá ser necessário definir um intervalo de tempo no motor de pesquisa. Obtém o URL (link) da notícia.

2. Realiza uma captura (print screen?) da tua pesquisa.

3. Depois de ler atentamente o texto da notícia, indica:

  • A data de publicação.
  • Descreve o acontecimento abordado na notícia.
  • O Sr. Giorgio Patrini, CEO da Sensity, faz um aviso nesta notícia. É um aviso sobre o quê?
  • Tenta colocar-te na posição das vítimas desta situação. O que achas que elas sentiram?
  • Como é que as vítimas poderiam ter agido para evitar este problemaO que poderiam ter feito?

4. Obtém os endereços das páginas Web de várias plataformas online de apoio à denúncia de abusos ou de bloqueio, como em casos de cyberbullying (ou outras formas de aproximação abusiva) – entre 3 e 5 plataformas diferentes.

  • Que chave de pesquisa utilizar?
  • Que websites devemos visitar?
  • TikTok, YouTube, WhatsApp, Facebook, Instagram, Twitter, Telegram, Snapchat, LinkedIn, Pinterest, Mastodon, etc.

Submete as respostas nos campos do formulário em https://forms.gle/wt762H8gXieH97y98
Prof.: copiar o formulário: https://docs.google.com/forms/d/1T09rSEU65tBVbtJy2G1cnPpUP5_DhXDshpoCYepZSKA/copy

Mais atividades de TIC

TIC5TIC6TIC7TIC8TIC9TIC E@D
G DocsG SitesInkscapeGIMPTinkercadAudacitymicro:bitScratchApp Inventor 2

Subscreve para receberes as novidades no e-mail


Publicidade