610 – Técnicas de Pesquisa Online
Duas a três aulas:
*1. No Google Chrome, abre um separador em modo “anónimo”. Abre um separador em modo “normal”.
Qual é a diferença visual entre os dois? 🥇
*2. Cria um documento com:
- Os títulos:
– 610 Nome Apelido (610 Hugo Filipe, por exemplo);
– Técnicas de pesquisa em motores de busca. - Uma tabela de duas linhas e duas colunas.
*3. Insere os títulos “Chave de pesquisa” e “Descrições do resultado” nas duas colunas da tabela.
*: Três voluntários mostram como fazer no início da aula, com ajuda do professor (se necessário).
**4. Realiza as seguintes pesquisas online (em google.pt)e preenche a tabela com o resultado:
- recorde do mundo do salto em altura
- “recorde do mundo do salto em altura”
- golf
- golf -volkswagen ou golf -volkswagen -vw
- chatgpt site:pt
- chatgpt site:tutor.hugof.pt
- ergonomia filetype:pdf
- ergonomia filetype:ppt
- ergonomia filetype:doc
- intitle:“tutorial sobre”
**5. Cria uma nova tabela 2×2 com os rótulos Informação e Fonte.🥇
**8. Alinha os títulos da tabela (rótulos) ao centro.🥇
**6. Indica as fontes que o motor de pesquisa utiliza nestas pesquisas: 🥇
- código postal Coimbra
- define copyright
- população Coimbra
**: Mais voluntários mostram como fazer, na fase final da aula, após 30 minutos de trabalho autónomo.
EXTRA! 🥇
1. Cria uma nova tabela 2×2 com os títulos Questão e Chave
2. Indica as chaves de pesquisa para obter uma lista de sítios da Web…
- Sobre senhas seguras
- Sobre senhas seguras, mas que não permitam gerar senhas
- Que permitam gerar senhas seguras
- Com um ficheiro do tipo PDF sobre ergonomia
- Com um ficheiro do tipo PPT sobre a evolução da Internet em sítios do domínio .pt
3. Ao pesquisar sobre recorde do mundo do salto em altura surgem resultados sobre salto à vara. Como alterarias a pesquisa para que não surgissem estes resultados em específico? 🥇
Mais atividades de TIC
TIC5 • TIC6 • TIC7 • TIC8 • TIC9 • TIC E@D
G Docs • G Sites • Inkscape • GIMP • Tinkercad • Audacity • micro:bit • Scratch • App Inventor 2
Subscreve para receberes as novidades no e-mail 📧
Publicidade