Vídeo explicativo da atividade (exclusivo apoiantes) – o vídeo pode (deve?) ficar disponível para os alunos:
(drive.google.com/file/d/1UipGESIZYwOt8vK9kRlUlhaeqbo6041w)
Palavras passe e Cyberbullying (PES)
Antecipação de conteúdos:
- youtube.com/watch?v=0RG-2wUTifk
- youtube.com/watch?v=w2nV54aDyoM
- youtube.com/watch?v=KE-GEmddLfk
- youtube.com/watch?v=R9-X_XEfly8
0. Cria um documento (de texto ou apresentação — qual será o tipo de mais adequado?) para registar os seguintes apontamentos.
As palavras-passe (passwords) são as “chaves” de acesso a vários tipos de contas digitais (quais?). ⭐
Caso alguém descubra as nossas passwords e tenha acesso indevido às contas digitais, poderão ocorrer problemas (quais?). ⭐
Após a participação dos alunos, revelar e explicar o seguinte:
- Acesso indevido a dados pessoais;
- Sequestro de conta digital;
- Roubo de identidade depois da usurpação dos dados pessoais;
- Chantagem para não divulgar os dados pessoais;
- Deturpação dos conteúdos publicados;
- Utilização dos dados pessoais para envio de SPAM (conteúdo não solicitado);
- Phishing e outras aproximações equivalentes;
- Aproveitamento da rede de contactos para fins indevidos.
Então, para evitar esses problemas, como devemos proceder? ⭐
E se tiveres uma password (bem) forte, deves utilizá-la em todas as tuas contas digitais? ⭐
1. Acede ao seguinte website, mas !!! Cuidado ao abrir LINKS !!!
2. Inicia um navegador de páginas Web, em modo anónimo, e acede a um dos seguintes websites, para avaliar as piores 3 palavras-passe — quanto tempo é necessário para descobrir essas palavras-passe? NÃO INTRODUZAS UMA PASSWORD QUE JÁ UTILIZES NUMA CONTA TUA!
ATENÇÃO!
Caso queiras descobrir se a tua palavra-passe é forte, faz o teste com uma palavra-passe semelhante.
Nunca coloques as tuas palavras-passe verdadeiras noutro local para além do local adequado.
3. O professor irá demonstrar a construção de uma senha (muito) forte, com complexidade crescente. Presta atenção!
Em alternativa, poderás visionar os vídeos em anexo:
- youtube.com/watch?v=0RG-2wUTifk
- youtube.com/watch?v=w2nV54aDyoM
- youtube.com/watch?v=KE-GEmddLfk
- youtube.com/watch?v=R9-X_XEfly8
4. Prepara uma password forte, relativamente fácil de memorizar, mostrando o processo de aumento de complexidade.
5. Envia a palavra-passe via e-mail ao professor numa mensagem completa.
EXTRA!
Cria uma animação na aplicação de apresentações digitais:
– Um diapositivo com uma imagem de fundo, associada ao cyberbullying ou à importâncias da utilização de senhas “fortes”;
– Balões de diálogo com conselhos sobre o que fazer ou não fazer;
– Animação automaticamente sincronizada – vê o exemplo em anexo;
– Ou, caso tenhas OUTRA IDEIA, conversa com o teu professor.
Caso necessites, vê o tutorial – NÃO PUBLIQUES A TUA APRESENTAÇÃO: youtu.be/49lcgpcj0gk
Mais atividades de TIC
TIC5 • TIC6 • TIC7 • TIC8 • TIC9 • TIC E@D
G Docs • G Sites • Inkscape • GIMP • Tinkercad • Audacity • micro:bit • Scratch • App Inventor 2
Subscreve para receberes as novidades no e-mail
Publicidade