🖋️ Sumários (exclusivo para apoiantes)
🧑‍🏫 Mapa de aprendizagens Essenciais (exclusivo apoiantes)
🎬 Vídeo explicativo da atividade (o vídeo pode ficar disponível para os alunos): em produção…
📦 Exemplo de produto da atividade: em produção – copiar o documento aqui (exclusivo apoiantes)

Antecipação de conteúdos

  • Descobre a origem do termo BUG: youtu.be/583O87z6haM
  • Analisa uma das seguintes páginas Web com um adulto e, depois, envia uma mensagem de e-mail ao professor com uma frase de resumo:
    – https://visao.pt/exameinformatica/conteudo-patrocinado-ei/2024-02-07-redefinir-o-principio-dos-rs-reparar-recondicionar-retomar-e-reutilizar/
    – https://youtu.be/_ES_Crcgfvc
    – https://pplware.sapo.pt/apple/nao-use-arroz-para-secar-o-iphone-apple-explica-o-mal-que-isso-pode-fazer-ao-smartphone
    – https://www.engadget.com/where-to-recycle-electronics.html

Atividades

O professor irá orientar a construção de uma documento digital sobre este assunto.
Se ajudares na produção do documento poderás receber um ponto extra ⭐!
São os alunos que leem e interpretam as orientações – o professor irá confirmar.

Criar uma cópia
1. Abre o documento localizado em docs.google.com/document/d/1Hw3EAocwXd3-coJdEezLQnNUO9Hpwt-gKRiZAI_74I8copiar aqui (exclusivo apoiantes)

2. Cria uma cópia e adiciona os seguintes dados ao Rodapé do documento:

  • 1.º nome e apelido
  • N.º de aluno
  • Ano e turma
  • E-mail escolar

Formatação
3. Aplica a seguinte formatação ao texto do documento:

  • “Equipamentos” como título
  • “Utilização e Cuidados” como subtítulo
  • “Equipamentos Eletrónicos” como título 1

4. Formatar o texto da primeira linha dos próximos blocos de texto como título 2. Já poderás ver todos os títulos no painel lateral de resumo.
5. Criar listas com marcas para as várias listagens existentes.
6. No final do documento, cria um novo título 2 com o texto “Referências” e copia todas as ligações URL para este local

Nova página
7. Insere uma quebra de página mesmo antes do título “Equipamentos Eletrónicos”, para que a 1.ª página contenha apenas os dois primeiros títulos.

Pesquisa e inserção de imagens
8. Num novo separador do navegador da Web acede a um motor de pesquisa

  • www.google.com
  • www.bing.com
  • www.duckduckgo.com

9. Cada bloco de texto deverá ter uma imagem associada ao respetivo assunto: ajuda o professor na criação de uma chave de pesquisa e utiliza-a no motor de pesquisa escolhido. 

  • Altera as definições de pesquisa (“Ferramentas”?) para encontrar imagens com maior qualidade (tamanho) e ao teu gosto (cores).
  • Experimenta adicionar uma das seguintes sugestões à chave de pesquisa para encontrares imagens mais apelativas:
    3D
    Icon
    HD
    Symbol

10. Acede à secção da pesquisa por imagens e tenta ativar as ferramentas de pesquisa para obteres imagens de “grandes” dimensões.
11Escolhe uma das imagens, clicando nela; copia-a através do menu que surge com um clique feito através do botão do lado direito sobre a imagem.
12. Copia também o URL da imagem e cola-o na secção Referências.
13. Para a seção da “Limpeza e Resistência”, abre o YouTube e procura o vídeo sobre “Limpeza: Vírus e Germes, incluindo covid-19” e insere-o no teu documento/apresentação.

EXTRA! ⭐

  • Docs: Insere uma imagem para a primeira página do documento e formata as cores da imagem ao teu gosto.
  • Slides: Insere uma imagem de fundo para o primeiro diapositivo.
  • Analisa uma das seguintes páginas Web com um adulto e, depois, envia uma mensagem de e-mail ao professor com uma frase de resumo:
    – https://visao.pt/exameinformatica/conteudo-patrocinado-ei/2024-02-07-redefinir-o-principio-dos-rs-reparar-recondicionar-retomar-e-reutilizar/
    – https://youtu.be/_ES_Crcgfvc
    – https://pplware.sapo.pt/apple/nao-use-arroz-para-secar-o-iphone-apple-explica-o-mal-que-isso-pode-fazer-ao-smartphone
    – https://www.engadget.com/where-to-recycle-electronics.html

Mais atividades de TIC:

TIC5TIC6TIC7TIC8TIC9TIC E@D
G DocsG SitesInkscapeGIMPTinkercadAudacitymicro:bitScratchApp Inventor 2

📧 Subscreve este site para receberes as novidades via e-mail