🖋️ Sumários (exclusivo para apoiantes)
🧑🏫 Mapa de aprendizagens Essenciais (exclusivo apoiantes)
📺 Vídeo explicativo da atividade (o vídeo pode ficar disponível para os alunos): drive.google.com/file/d/1QeJAMMxNUroyg85pwJHedN9kEGfmiNCD
✅ Critérios de avaliação: em produção…
📦 Exemplo de produto da atividade:
- v1 docs.google.com/document/d/12EPB8njMTUsGjcmF-KKPD_OPkmfawtDTxaPDXl8aOa0 – copiar o documento aqui (exclusivo apoiantes)
- v2 https://docs.google.com/document/d/1USBhkBnO2KS9V3h8cNM9qgIintLJ38Uk4EgKabHVmsk – copiar o documento aqui (exclusivo apoiantes)
Antecipação: analisa um dos vídeos e envia uma mensagem de e-mail completa (ao professor) descrevendo os acontecimentos do vídeo visualizados.
- Postura e mobiliário, youtu.be/PFkHH17ZZzg
- Ergonomia e produtividade, youtu.be/KdyKzZU3DE4
- Introdução ao Google Docs, youtu.be/Bl6N7-bEJqM
Atividades
➡️ Aula 1, reflexão ⚗️
ERGONOMIA
O que é e para que serve?
Achas que o teu posto de trabalho é ergonómico?
A. Analisar e Refletir
1. Localiza as teclas “F” e “J” (e a tecla “5” do teclado numérico do lado direito, se existir) do teclado do teu PC.
2. Descobre a característica (física) que distingue estas teclas das restantes! Ponto ⭐!
3. Qual será a utilidade das pequenas saliências dessas teclas?
4. Analisemos as imagens localizadas em wikihow.com/Put-Your-Hands-on-a-Keyboard
5. Afinal, achas que o teu posto de trabalho é ergonómico ou existem problemas?
➡️ Aula 2 e 3, com trabalho orientado ⚗️
B. Produzir – Aqui podes trabalhar em grupo (de dois elementos)
1. Cria um documento (DOCS) com o título “Regras para a utilização do PC” .
2. Define o título com a formatação “Título 1”.
3. Cria um subtítulo (Título 2?) sobre a importância das regras de ergonomia (lembras-te da introdução a este assunto? 😉).
4. Prepara-te para registar as regras para uma correta utilização do computador portátil 💻 a partir da projeção do professor (através de uma lista de marcas?) que irá mostrar o vídeo localizado em drive.google.com/file/d/1Y6K6PrT7w4DK7XfQJeupf3RhSKoaOZM4 (exclusivo apoiantes)
5. Insere uma imagem adequada e altera as suas cores.
Extra! 🏆 Caso tenhas tempo…
1. Insere imagens para cada um dos assuntos, indicando os endereços de cada imagem.
2. Pesquisa sobre “regra 20 20 20” na Web, visita vários websites, lê as definições, tenta compreender o conceito e envia uma mensagem de e-mail (COMPLETA) ao professor explicando o conceito e o(s) website(s) consultado(s).
3. Cria um novo título 1 (pensa num título adequado), explica porque razão é importante ter as mãos numa posição adequada e uma postura correta ao utilizar o computador, a consola de jogos, o tablet ou o telemóvel.
4. Cria um documento (DOCS) com o título “Regras para a organização da secretária”, tenta encontrar o vídeo sobre a melhor organização da secretária (no sítio do TUTOR Hugo) e escreve as várias orientações ou regras indicadas no vídeo.
⬆️ Entrega (submete) os teus ficheiros!
Mais atividades de TIC:
TIC5 • TIC6 • TIC7 • TIC8 • TIC9 • TIC E@D
G Docs • G Sites • Inkscape • GIMP • Tinkercad • Audacity • micro:bit • Scratch • App Inventor 2
📧 Subscreve este site para receberes as novidades via e-mail