🖋️ Sumários (exclusivo para apoiantes)
🧑🏫 Mapa de aprendizagens Essenciais (exclusivo apoiantes)
📺 Vídeo explicativo da atividade (o vídeo pode ficar disponível para os alunos): em produção…
✅ Critérios de avaliação: em produção…
📦 Exemplo de produto da atividade (exclusivo apoiantes): docs.google.com/presentation/d/1qxG_BOg_QPulrzK0BRRmQrOOLn_-0hwaeyQqFzIiM4w – copiar o documento aqui
Atividades
📆 AULA 1 de 5 🗺️
Num novo documento de apresentação (Slides):
Cria um diapositivo (conteúdo duplo) para cada um dos seguintes assuntos, com um título, uma descrição e uma imagem adequada.
- Periféricos
– Rato!
– Teclado!
– Monitor!
– Router.
– Impressora.
– Colunas de som.
– Microfone.
– Câmara Web.
– Projetor vídeo.
📆Aulas 2 e 3 de 5 🗺️✅
Continuando a desenvolver o documento criado na aula anterior, cria um diapositivo (conteúdo duplo) para cada um dos seguintes assuntos, com um título, uma descrição e uma imagem adequada de forma autónoma – o professor irá mostrar o resultado em cada diapositivo para te orientares melhor.
✅ Será avaliada a capacidade de:
– Inserção de imagens adequadas através do mecanismo interno de pesquisa do Slides. (Investigar e Pesquisar)
- Componentes internos
– Processador central (CPU)!
– Placa gráfica (GPU)!
– Memória principal (RAM)!
– Memória secundária (ou memória interna: SSD; HDD)!
– Placa principal
– Placa de som.
– Placa de rede.
– Modem Wi-Fi.
📆Aulas 4 e 5 de 5 ✅ Avaliação (Segurança e Respeito + Criar e Inovar)
- O professor irá mostrar-te como proceder para aplicar as seguintes alterações nos diapositivos dos periféricos:
– Cada diapositivo deverá ter texto com formatação de texto diferente: aplica um estilo diferente aos termos mais importantes dos textos (itálico, negrito, sublinhado, cor de realce).
– Cada diapositivo deverá ter uma cor de fundo diferente (gradiente?).
– Escolhe um tipo de letra diferente para cada um dos títulos dos diapositivos.
– As imagens deverão ter um efeito de sombra e um recorte com diferentes formas geométricas. - ✅ De uma forma autónoma e individual repete os procedimentos anteriores para os diapositivos sobre os componentes internos.
- ✅ Abre e preenche o formulário localizado em forms.gle/hheZXMHwD9DZsZWX9 – copiar o documento aqui (exclusivo apoiantes)
EXTRA! 🏆
- Aplica a formatação e os estilos utilizados (ou equivalentes) a todos os diapositivos da apresentação.
- Ativa o menu contextual em duas aplicações diferentes e identifica as diferenças nas opções e nos comandos que são mostrados.
- O que são teclados QWERTY, AZERTY ou QWERTZ?
- O que têm as teclas “F” e “J” de diferente das outras teclas do teclado? Existe mais alguma tecla com essa diferença?
Mais atividades de TIC:
TIC5 • TIC6 • TIC7 • TIC8 • TIC9 • TIC E@D
G Docs • G Sites • Inkscape • GIMP • Tinkercad • Audacity • micro:bit • Scratch • App Inventor 2
📧 Subscreve este site para receberes as novidades via e-mail