O que está a acontecer?
Os PCs com Windows bloquearam um pouco por todo o lado, paralisando companhias aéreas, bancos, estações de TV, prestadores de cuidados de saúde e outras empresas.
Algumas companhias aéreas foram obrigadas a suspender e atrasar voos, enquanto a emissora britânica Sky News foi temporariamente retirada do ar.
Alguns clientes bancários na Europa, Austrália e Índia não conseguiram aceder às suas contas online e os comerciantes não conseguiram operar normalmente.
Qual foi a origem?
O problema tem origem numa atualização defeituosa do antivírus da CrowdStrike, que desligou os servidores e PCs afetados e fez com que as estações de trabalho Windows exibissem “ecrãs azuis da morte” quando os utilizadores tentavam iniciá-los.
Os equipamentos que funcionem com macOS e Linux não são afetados.
Quando é que o problema será solucionado?
George Kurtz, CEO da Crowdstrike, referiu que a empresa estava a trabalhar ativamente com os clientes afetados pelo problema, encontrado numa única atualização de conteúdo para equipamentos com Windows.
No entanto, isto não parece ajudar os computadores que já estão afetados, o que significa que as equipas de manutenção informática das instituições afetadas poderão ter aplicar uma solução alternativa que entretanto a CrowdStrike enviou aos seus clientes.
Como prevenir ou minimizar problemas futuros?
Curiosamente e infelizmente, o problema surgiu de uma atualização de software.
Deves continuar a realizar atualizações sempre que possível. 😉
Já agora, caso utilizes programas antivírus nos teus equipamentos, prefere aplicações produzidas e mantidas no território europeu.
Mas, o ideal, será realizar também cópias de segurança com alguma frequência e ter uma alternativa, ou um plano de contingência prontos para “entrar em ação” caso o teu sistema informático principal deixe de funcionar.
Vê aqui algumas dicas sobre cópias de segurança: tutor.hugof.pt/category/seguranca/backups
Concluindo…
A não ser que tenhas o software da CrowdStrike instalado no teu Windows, não tens que te preocupar para já. Novamente, vai realizando atualizações do software e navega com cuidado.
🙂
Artigo adaptado do original em technologyreview.com/2024/07/19/1095149/the-download-windows-crowdstrike-outage-and-wildfire-tracking-balloons
Artigos relacionados com este assunto:
- Eis a solução para o problema:
Publicidade