Este é um dos conjuntos de equipamentos portáteis facultados aos professores portugueses no âmbito do Plano de Capacitação Digital dos Docentes | Plano para a Transição Digital na Escola (PTDE), assente no Pilar I “Capacitação e inclusão digital das pessoas” e respetivo Subpilar I.1 – “Educação digital”.
Para ajudar a lidar com esta novidade, foram criados os seguintes tutoriais:
- Desempacotar (“unboxing”)
youtu.be/1FF0ZHNMryc
– - Reformatar o PC
youtu.be/ip_Hz1qTKlA
➡️ Drivers para o Windows disponíveis em drive.google.com/drive/folders/1Z3IAfhLb8Gaju5bihCK5-aXiCVlSfZKD (acesso exclusivo de apoiantes)
– - Configurar o Windows 10
youtu.be/o7z8wuXEmAA
– - Instalar aplicações essenciais
youtu.be/MzeWcQNiJw0
– - Inserção do SIM (cartão de dados MEO) no hotspot ThingsMatrix
youtu.be/qzN_7eX1KnE
– - Ligar ao hotspot via cabo ou sem fios
youtu.be/DLZf-bhhXC0
– - Área de administração do hotspot ThingsMatrix
youtu.be/8tA-G5s4J-I
– - Desativar ou desinstalar o Umbrella Roaming Client para evitar mensagens de vídeos restrito e outros impedimentos
youtu.be/uohUnbOLukg
– - Desbloquear e Atualizar o CUCo
youtu.be/Ovxs2F02Cjo
–
Eis algumas especificações do PC:
– Lenovo M14L
– Intel Core i3 1005Gi @ 1.2GHz, com Intel UHD Graphics
– RAM 8 GB
– SSD 256 GB
– Ecrã 14.0” (35,5 cm) com resolução nativa de 1366×768 pixel
– Windows 10 Pro Education 64 bits
– 2x USB 3.0 + 1x USB 1.0
– 1x HDMI
– 1x RJ45
– 1x Audio 3,5mm
– 1x VGA
– 1x Micro SD
– Wi-Fi Intel AC-9560 com Bluetooth
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No caso do Lenovo M14L-256, qual das imagens originais do windows 10 indicadas acima devo utilizar?
Olá Dinis.
Pode encontrar as imagens em https://tutor.hugof.pt/imagens-isos-e-drivers-do-kit-digital/
No caso do Lenovo M14L-256, escolha a opção que indica “ISO Lenovo M14L 256”. 😉
Muito obrigado. A placa de som deixou de funcionar e não consigo arranjar os drivers corretos. Na barra de tarefas o símbolo do som tem um x a vermelho (Não existe nenhum Dispositivo de Saída de Áudio instalado). Algum truque?
Viva Dinis.
Consegue atualizar o driver desse dispositivo através do conteúdo das pastas partilhadas em https://tutor.hugof.pt/imagens-isos-e-drivers-do-kit-digital/
Descarregue todos os drivers para o PC e, através do Gestor de Dispositivos, abra o dispositivo com o “x”, separador Controlador, botão Atualizar Controlador e procure a pasta com os drivers: o Windows deve procurar o driver adequado automaticamente.
Olá, Hugo F.
Eu tentei perceber o procedimento que passaste, mas nao consegui instalar o driver de audio. Fui no seguinte caminho dentro do Gestor de Dispostivos: Outros dispositivos > Controlador de áudio de multimídia > Atualizar driver > Procurar drivers computador > Caminhos dos drivers que baixei (sao 4 arquivos) > Avanço > O Windows nao pode localizar os drivers para seu dispositivo.
Vi que em um arquivo há o .exe, teste só esse e também nao foi.
Pode me ajudar com mais detalhes??
Aguardo resposta. Obrigado!
Olá Diego.
Eu costumo agir da seguinte forma: descarrego todos o conteúdo da pasta partilhada com os drivers para esse computador. A pasta está disponível em https://tutor.hugof.pt/imagens-isos-e-drivers-do-kit-digital/
Depois, já com a pasta disponível offline, no PC, extraída do ficheiro ZIP que é criado quando descarregamos a pasta do Google Drive, ligo o utilitário Gestor de Dispositivos, ativo o dispositivo sem driver, clico com o botão direito do rato e ativo as Propriedades, acedo ao separador Controlador e clico em Atualizar Controlador, escolho Procurar controladores no computador, procuro a pasta criada com a extração do ficheiro ZIP descarregado do Drive e, finalmente, clico em OK. Os drivers corretos deverão ser identificados.
Realizou estas operações?
Aproveito para agradecer a ajuda que vários tópicos e comentários já me deram.
Faço parte da “equipa” que recolhe e repõe as imagens dos computadores de um Agrupamento de Escolas. Não sendo informático, por vezes algumas tarefas são mais complexas.
Ao recolher alguns PC Lenovo M14L-256 tem sido frequente a existência de avarias no teclado. Infelizmente os colegas acabaram por usar teclados externos e, neste momento, as garantias já expiraram. Como alguém comentava por aqui, a informação é pouca, parece que este modelo nunca existiu!
As minhas perguntas são:
Também têm tido este problema nos teclados com frequência?
Como se procede à substituicão do teclado?
Este modelo parece ter encaixes no contorno do teclado, mas não tendo conseguido encontrar nenhum video deste modelo, não quisemos arriscar, ou abrir o computador para perceber. Se, no caso deste PC, o teclado for removível por esses encaixes, seria uma reparação rápida.
Mais uma vez obrigado!
Bom dia. Depois de atualizar para o windows 11, quando executo o programa de atualização do cuco, o processo de atualização nunca conclui e termina abruptamente (mesmo desativando antivirus, firewall, executando como administrador…). Como consequência, sempre que arranca, tenho que desbloquear.
Já aconteceu a alguém esta situação? como resolveram?
Olá José.
Já recebi como resposta a necessidade de repor a imagem original, com Windows 10, disponível em http://files.insys.pt/Notebooks/EscolaDigital/HN1-K14C/ e em http://files.insys.pt/Notebooks/EscolaDigital/GW1-W148/ para dois computadores diferentes da marca Insys. Confirmar no número de série (Serial Number) qual das imagens utilizar no caso dos Insys. Fico com a sensação de que o CUCo não foi pensado para o Windows 11. Será? Oxalá alguém esclareça mais.
Boas, ando a procura de driver de som para Lenovo M14L i3
não encontro em lado nenhum poderiam me mandar o driver por email se for possivel!
Olá! Os drivers estão disponíveis nesta pasta: https://drive.google.com/drive/folders/1Z3IAfhLb8Gaju5bihCK5-aXiCVlSfZKD?usp=sharing
Bom dia colega Hugo.
Obrigado pelas dicas!
Para fazer a reposição do sistema dos portáteis Lenovo através de uma pen de arranque onde podemos transferir o ficheiro ISO?
Obrigado,
Rui Dias
Viva Rui!
Eu costumo instalar o Windows com a ISO oficial (https://www.microsoft.com/pt-pt/software-download/windows10) e, depois, instalo os drivers em falta através do gestor de dispositivos – drivers disponíveis em https://tutor.hugof.pt/lenovo-m14l-hotspot-thingsmatrix/
Bom trabalho! 😉
Boa tarde,
Procuro drivers para o equipamento Lenovo M14L no sitio de suporte da Lenovo e nada.
Procuro na internet e nada. mesmo sendo descontinuado há sempre referências.
Parece-me que nunca existiu este modelo
Poderá ajudar-me.
Obrigado
Viva Rogério.
Tente realizar uma cópia de segurança dos drivers de um desses PCs, que esteja funcional, através de um destes métodos: https://www.makeuseof.com/windows-10-back-up-restore-drivers/
Depois pode utilizar o Gestor de Tarefas do PC que precisa dos drivers para os repor. 😉
olá,
Perdemos o carregador, para tentar arranjar um igual, qual a possibilidade de me enviar os dados do original?
Obrigado
Olá Luís. Eis os dados:
Marca Huntkey, Modelo HKA06519034-6K
Input 100-240v~50/60Hz, 1.5A
Output 19.0V⩶3.42A,64.98W
Será possivel atualizar para Win 11?
Olá!
A ferramenta de compatibilidade indica que o PC é compatível com o Windows 11. Logo, será possível atualizar para Windows 11.
Mas, deste lado vamos aguardar por orientações oficiais sobre o assunto, uma vez que o PC é da propriedade do Ministério da Educação.
Alguma forma de diminuir o ruído gerado pelo cooler?
Olá Lúcia. Existe uma forma de minimizar o ruído. Esse tutorial sai hoje! Fique atenta! Até breve!
Lúcia, como prometido, cá está: https://tutor.hugof.pt/ventoinha-muito-ativa-pc-demasiado-lento/